Mercado vivenciou chegada de novas marcas com produção nacional
AEEm agosto do ano passado, a Hyundai não aparecia sequer no ranking que considera os emplacamentos de carros vendidos no varejo da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Hoje, é a quinta montadora brasileira e chegou a passar a Ford durante dois meses. Já a GM, tradicionalmente a terceira colocada, passou a liderar a lista.
Especialistas do setor dizem que a tecnologia foi o fator que pesou
para mudar a balança da competição na disputa pelos clientes nas
concessionárias. É um raciocínio simples: cresceu mais quem foi mais
inovador. A GM empreendeu uma iniciativa ousada: tirou de circulação
modelos tradicionais - entre eles Corsa, Zafira e Meriva - e lançou seis
novidades só no ano passado. Segundo fontes da montadora, o grande
responsável pela "virada" foi mesmo o Onix - hoje o carro líder em
vendas da fabricante.
No entanto, todas as montadoras estão atentas à necessidade de
inovar. A Volkswagen, a que mais perdeu mercado no varejo nos últimos 12
meses, diz estar prestes a fazer a maior renovação de sua linha. Entre
os veículos esperados pelo mercado estão o novo Santana e o novo
compacto Up!. Preocupadas em prever o que se passa na cabeça dos
consumidores, as montadoras vão muito além das simples pesquisas de
mercado. A Fiat já tem até um time de antropólogos para tentar antever
as novas aspirações dos clientes.
A Ford também teve de fazer a lição de casa e renovar a linha para
sair de uma de suas piores fases nos últimos anos. O antídoto à perda de
mercado foi o "rejuvenescimento" do Novo Fiesta, que passou a ser
fabricado no Brasil e sofreu um corte considerável de preço. "Acertar no
preço é fundamental. O seu carro pode ser ótimo, mas, se o
custo-benefício não for atraente, o consumidor não vai comprá-lo",
explica o vice-presidente da Ford para a América Latina, Rogelio
Goldfarb.
Segundo o executivo, a montadora entendeu que um carro precisa
refletir um estilo de vida. A proposta do Fiesta é atrair o público
jovem que valoriza tecnologia. O veículo - hoje o líder de vendas da
montadora - ajudou a empresa a voltar para o patamar histórico de 10% do
mercado brasileiro. Em 2012 e 2013, a participação da empresa nas
vendas em concessionárias chegou a ficar na casa de 7% durante alguns
meses.
Atender a uma demanda específica do consumidor é essencial para o
sucesso de um carro, de acordo com o consultor Paulo Roberto Garbossa,
da ADK. Ele diz que o cliente que troca de carro precisa perceber um
diferencial claro, que pode estar no design, na tecnologia ou no poder
de marca. "A pessoa compra um carro novo para provocar reações. Se o
modelo não deixar o vizinho com inveja, de nada adianta trocar o carro."
Rotação
Apesar de a "dança das cadeiras" do mercado ter mostrado a
emergência da GM no varejo, é comum que certos lançamentos alterem o
ranking de vendas. É por isso que especialistas afirmam que um sucesso
só não é suficiente para garantir a posição de uma empresa no longo
prazo. Até porque, com o mercado ávido por novidades, todas as
montadoras sabem que a janela entre um lançamento e outro precisa ser
menor.
Neste sentido, o diretor do Centro de Estudos Automotivos (CEA) e
ex-presidente da Ford, Luiz Carlos Mello, afirma que a posição da
Hyundai é mais frágil do que a da GM, por exemplo. "A Hyundai tem um só
modelo nacional, enquanto a GM renovou a linha toda. Então, se o
interesse pelo Onix diminuir, ela pode trabalhar outros veículos",
explica o especialista. "A Volks perdeu mercado, mas isso pode mudar com
a chegada de novos carros."
A aceleração dos lançamentos é inevitável, segundo o Marcelo
Cioffi, sócio da consultoria PwC responsável pelo setor automotivo. Para
o consultor, o consumidor está muito mais atento aos movimentos de
mercado e especialmente à tecnologia embarcada nos veículos. "Acho que a
escolha de um carro vai se assemelhar à da compra de um smartphone: ao
poder pagar um pouco mais, o cliente certamente vai exigir cada vez mais
diferenciais." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário