8.14.2013

Primeira etapa do Mais Médicos está sendo um sucesso

Total de médicos confirmados é 1.618, sendo 522 estrangeiros ou brasileiros formados no exterior

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista de 1.618 profissionais confirmados para participar da primeira etapa do programa Mais Médicos. Do total, quase um terço são estrangeiros ou brasileiros graduados no exterior, que somam 522 profissionais. Os brasileiros são maioria, 1.096 médicos que já atuam no Brasil — 938 que já tinham homologado a participação e 158 confirmaram a atuação até segunda-feira.
Os estrangeiros ou brasileiros que atuam no exterior (formados no exterior) atuam em 32 países, sendo a maioria, 142, formados na Argentina e 100 profissionais com diploma na Espanha. Os profissionais que atuam em Cuba são 74.

Mais Médicos seleciona 521 estrangeiros
De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo de médicos atenderá 6,5 milhões de brasileiros usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A maior parte deles, 67,3% irá para regiões de extrema pobreza e áreas indígenas. Os demais 32,7% vão atuar nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.
Entre os dias 15 e 18 de agosto, os médicos que ainda não validaram toda a documentação devem fazer isso para a emissão das passagens e, no caso de estrangeiros, emissão do visto.
Os profissionais com diploma estrangeiro que atuarem no Mais Médicos não precisam fazer a Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) e irão trabalhar por três anos. Eles só poderão atuar dentro do Mais Médicos e na região para a qual foram selecionados. Os médicos terão a supervisão de uma universidade durante o período de participação no programa e recebem uma bolsa de R$ 10 mil.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

As pessoas mais carentes terão assistência médica, mesmo com baixo potencial de adesão,os profissionais que se inscreveram estão de parabéns e com certeza o programa será um grande sucesso.