Aprenda três receitas que não engordam e fazem bem ao organismo
O que é detox, cardápio ideal e alimentos proibidos na dieta desintoxicante
Mudar a alimentação traz benefícios para o corpo e a pele, além de prevenir doenças
Como funciona a dieta desintoxicante?
As toxinas não estão presentes apenas nos alimentos, mas também no ar poluído, nos medicamentos, álcool, corantes, aditivos químicos e até nos cosméticos, como cremes e perfumes. Elas se acumulam nos tecidos do corpo, nas células de gordura, e bloqueiam os sinais de saciedade. Além do ganho de peso e da dificuldade para perdê-lo, gera problemas de pele, inchaço, dor de cabeça, gases, intestino preso, memória ruim, e aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças.A nutricionista explica que o próprio organismo faz um processo de desintoxicação, mas a quantidade de toxinas a que uma pessoa está exposta é muito maior do que a capacidade física de eliminá-las. Por isso a importância de uma dieta que potencialize essa ação. “Durante a madrugada o organismo faz a desintoxicação. Mas, como é muita coisa, não consegue, e então retém líquido para tentar diluir todas as toxinas, o que faz com que muitas pessoas acordem inchadas e sem fome. E ao pular o café da manhã, acabam sentindo mais fome e comendo mais ao longo do dia, o que favorece o ganho de peso”, diz. “Quando a pessoa se desintoxica, ela acorda bem, com vontade de tomar um bom café da manhã, e come muito menos depois”.
Benefícios da dieta detox
Para ajudar o organismo na tarefa de eliminar as toxinas, é preciso ingerir os alimentos corretos e abrir mão daqueles que prejudicam ainda mais o processo. “A dieta detox evita a entrada de toxinas e estimula a saída. Ela ajuda no bom funcionamento do intestino, que forma uma barreira e age como um filtro, impedindo que as toxinas cheguem ao fígado. Assim o fígado não fica sobrecarregado e consegue trabalhar da forma correta, fazendo com que as toxinas fiquem solúveis na água, para serem eliminadas”, explica.Lista de alimentos
Alimentos proibidos: industrializados, farinha branca, açúcar, sal, café, carnes vermelhas, defumados, laticínios, embutidos, massas, bebidas alcoólicas e alimentos que contêm glútem. Também é recomendável não utilizar papel filme nem papel alumínio, descartar medicamentos que não sejam estritamente necessários, dormir bem, não se estressar, não fumar, evitar o uso do micro-ondas e de produtos de limpeza e cosméticos muito fortes.Alimentos permitidos: frutas, legumes e verduras 100% orgânicos, grãos integrais, castanhas, sementes, leguminosas, ovos caipiras, azeite, óleos extra-virgens e chás. Além de beber muita água, sempre, e praticar exercícios físicos. “O ideal é fazer um período de desintoxicação entre sete e 10 dias. No início é natural que haja enjoo, acne, dermatite e dor de cabeça. Isso acontece porque há muitas toxinas saindo do corpo. Passada essa primeira fase, não é preciso ser tão radical, mas apenas manter a boa alimentação com moderação e equilíbrio”, afirma a nutricionista.
Receita de suco detox
Para começar bem o dia, com mais disposição, ela sugere um suco no café da manhã que seja de rápida absorção e ajude a nutrir as células rapidamente:4 maçãs
1 pedaço (cerca de 3cm) de gengibre
3 cenouras
3 folhas de couve
Bater na centrífuga sem adicionar água.
Rende um copo grande, pois fica muito concentrado.
O vídeo ensina mais uma receita de suco que ajuda na perda de peso:
O indicado é fazer uma reeducação alimentar que englobe todo o seu dia. No café da manhã, invista nos sucos detox, que vão garantir a nutrição do corpo. Para o cardápio do almoço, a sugestão é uma salada com os ingredientes certos, além de duas opções de molho detox para dar um gostinho especial e, assim, não correr o risco de sair do programa. Para terminar o dia, aposte em um jantar com sopas desintoxicantes.
Já para o lanche ou para os momentos em que dá vontade de beliscar uma guloseima, ela sugere algumas pastinhas que são gostosas e fáceis de preparar, além de saudáveis e com muitos nutrientes que potencializam a dieta desintoxicante. Podem ser consumidas com palitinhos de cenoura, pepino e aipo.
Receitas detox
Pastinha de abacate
1/2 polpa de abacate amassado com um garfoSuco de 1 limão
2 dentes de alho espremidos
Cheiro verde picadinho
Pimenta do reino
Sal a gosto
Misture tudo, amassando com um garfo num pote de vidro.
Ricotinha de gergelim
1⁄2 copo de gergelim branco1/2 copo de água
Alho, cebola, pimenta do reino e shoyu light (sem glutamato monossódico) para temperar
Ervas frescas picadinhas a gosto
Coloque o gergelim no copo e complete com água. Deixe de molho da noite para o dia.
Bata no liquidificador o gergelim e água, e o líquido ficará parecido com leite.
Em seguida, coe e reserve a papa que ficou no coador.
Amasse a papa com um garfo para retirar o excesso de água. Essa é a ricota. Tempere bem, que fica uma delícia!
Maionese de tofu com manjericão
1/2 tofu sólidoMuito manjericão
Sal
3 colher de sopa de azeite
Pimenta do reino
1/2 dente de alho espremido
Coloque tudo no mini processador até obter um creme. Se precisar, acrescente mais azeite para obter a consistência desejada.
O teste indica qual a dieta mais combina com você:
Nenhum comentário:
Postar um comentário