Ministro dos Transportes diz que ação decorre da possibilidade de haver só um participante e do pedido de mais tempo por prováveis concorrentes
Agência Brasil
“Depois de muitas conversas com prováveis participantes, sentimos
que o certame caminhava para apenas um participante e os outros
prováveis concorrentes solicitavam o adiamento do processo para
finalizar entendimentos entre todos que participariam desta fase inicial
de elaboração do projeto”, disse o ministro dos Transportes, César
Borges. Segundo ele, a previsão para início da operação do trem em 2020
está mantida.
Desde 2010, quando foi lançado pela primeira vez, o leilão do
trem-bala já foi adiado duas vezes a pedido das empresas interessadas em
participar da disputa. A primeira data da licitação foi dia 16 de
dezembro de 2010. Depois o leilão passou para 29 de abril de 2011 e foi
remarcado novamente para o dia 29 de julho de 2011.
Nessa última data, o leilão chegou a ser aberto, mas não recebeu
propostas. Depois disso, o governo decidiu dividir a licitação em duas
etapas: a primeira vai definir o operador do trem-bala e a tecnologia a
ser usada, e a segunda vai contratar a infraestrutura do projeto.
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