9.12.2013

Reduza o risco de câncer diminuindo o consumo de álcool

Mesmo que o consumo de bebidas alcoólicas costume fazer parte das festas de final de ano, especialistas aconselham moderação

The New York Times

Foto: Getty Images
Quantos menos copos, menor a chance de ter câncer
“Pesquisas mostram que consumir mesmo uma pequena quantidade de álcool aumenta as chances de desenvolver diversos tipos de cânceres, dentre eles o câncer de boca, de mamas e de fígado”, disse Clare McKindley, nutricionista clínica do Centro de Prevenção do Câncer da Universidade do Texas, em um boletim da instituição.
“Os pesquisadores ainda estão tentando melhor entender a ligação entre o consumo de álcool e o câncer. Mas, evidências convincentes sustentam o fato de que o consumo excessivo danifica as células e aumenta o risco de desenvolvimento de câncer”, disse a especialista.

Especialistas dizem que algumas medidas podem ser tomadas para amenizar os riscos. A primeira delas é não ultrapassar a dose recomendada, que varia de acordo com a bebida escolhida. Uma dose de cerveja equivale a 345 ml, enquanto que a de vinho seria 147 ml.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, o consumo diário não deve ultrapassar uma dose para as mulheres e duas doses para os homens.


Tente evitar bebidas muito calóricas. Vários coquetéis alcoólicos bastante populares são cheios de calorias, principalmente aqueles que levam refrigerantes, sucos de frutas ou creme de leite em sua composição. Um copo de eggnog, bebida à base de ovos muito consumida nos feriados nos Estados Unidos, tem aproximadamente 340 calorias. O excesso de peso ou a obesidade também estão associados a um maior risco de câncer.

Pesquisadores acreditam que o que aumenta o risco de câncer é o álcool presente na cerveja, no vinho e em outras bebidas alcoólicas. Verifique a graduação alcoólica no rótulo do produto e fique longe dos destilados com 50% de álcool em sua composição.

Outra recomendação é experimentar coquetéis não alcoólicos. McKindley sugere, por exemplo, água tônica com limão para um drinque parecido com o original, mas sem álcool.

Nenhum comentário: