9.10.2013

Cientistas descobrem técnica para rejuvenescimento da pele

Método envolve transformação e congelamento de tecidos em células estaminais

O Dia
Singapura - Qual o preço da eterna juventude? Cientistas descobriram como congelar as células da pele para que elas não envelheçam. O procedimento se dá pela transformação desses microorganismos em células estaminais, células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido" e podem se transformar em vários tipos de células.
Esta técnica pioneira estará disponível como procedimento cosmético a partir desta segunda-feira, embora os pesquisadores esperem que a tecnologia também poderia ser usada para ajudar os pacientes feridos ou desfigurados fisicamente.
Médicos asseguram que quanto antes for o congelamento, melhor a qualidade do tratamento
Foto:  Reprodução Internet
Acredita-se que inicialmente este tratamento possa ser mais utilizados por celebridades ou pessoas com um elevado poder aquisitivo. O procedimento que está em torno de US$ 40 mil, envolve um processo em que as amostras do tecido são manipuladas para se tornarem células estaminais que podem ser cultivadas em qualquer célula do corpo. Como uma opção mais barata, as pessoas ainda podem recorrer ao uso do botox para o rejuvenescimento celular, segundo informações do "DailyMail".
Esses microorganismos são congelados a 180Cº negativos e as cópias são armazenadas em três bancos de células: em Singapura, Suiça e Dubai, para garantir que sempre há outra alternativa. Porém, a empresa de Singapura é a primeira no mundo a oferecer o serviço. "Assim como o simples ato de fazer backup do seu computador tornou-se rotina, também poderia o ato de fazer backup de suas células-tronco agora, antes que você se arrependa de não fazê-lo no futuro", recomendou o Dr. Andre Choulika, fundador de um dos bancos de células.
Em um comunicado, essas empresas pedem aos clientes que se inscrevam o mais rápido possível para evitar um maior envelhecimento das células. Pois, devido ao contínuo processo de envelhecimento celular, quanto mais rápido o congelamneto, melhor a qualidade do tecido armazenado.

Nenhum comentário: