10.17.2013

Blogueiras trocam xampu por vinagre e bicarbonado de sódio



Segundo adeptas, os dois produtos seriam suficientes para deixar os fios limpos Foto: Getty Images
Segundo adeptas, os dois produtos seriam suficientes para deixar os fios limpos
Foto: Getty Images

​Trocar o xampu por bicarbonato de sódio é uma ideia que recebe cada vez mais apoio nas redes sociais. No blog Uniquely Normal Mom, está a explicação para a prática: quando os cabelos são lavados com xampu, o óleo de proteção é removido e o corpo começa a compensar essa falta produzindo ainda mais óleo. As informações são do The Gloss.

Bicarbonato e vinagre de maçã, de acordo com o postado na página, são suficientes para manter os cabelos limpos. Os produtos não estragariam os fios e a ideia começou a ser divulgada no YouTube e em blogs especializados em beleza.

Margaret Kammer, dona de uma página pessoal na internet e adepta da ideia, disse que conseguiu economizar dinheiro com a prática e ainda mantém os fios saudáveis. Mas o uso dos produtos alternativos também gerou críticas. Melissa Maker reclamou da aparência e odor que ficaram os fios após o uso de vinagre e bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio e vinagre para lavar os cabelos!

Publicado em
O bicarbonato de sódio é um sal de coloração branca e textura bem fininha (geralmente), vendido em supermercados e diversos estabelecimentos. Ele tem inúmeros usos, que vai desde antiácido estomacal (em solução) e fermento até “shampoo”. Sim, ele também serve para lavar os cabelos!
A técnica é bem simples e barata. Vejamos como funciona, bem como seus prós e contras:

Bicarbonato de sódio para lavar os cabelos – medidas e dicas

  • Medida padrão: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para 150 ml de água (o equivalente à medida de um copo americano faltando menos de 1 dedo para encher completamente).
  • Principal uso: como “shampoo”, você pode usar somente essa solução de bicarbonato + água como shampoo e mais nada, ou você pode usar a solução para ajudar na limpeza do seu shampoo orgânico/natural.
  • Como aplicar: preparada a solução, você pode usar um borrifador (completamente limpo, que nunca tenha sido usado para armazenar produtos de limpeza) para aplicá-la no couro cabeludo ou pode ir despejando na cabeça com um copo mesmo, tanto faz. Já no banho, umedeça os fios no chuveiro e em seguida reparta o cabelo no mínimo em duas partes, ao meio, para facilitar que a solução atinja todo o couro. Massageie bem, parte por parte. A partir daqui você tem dois caminhos a seguir, veja abaixo:
  • Se você tem cabelo normal e não quer muita limpeza, enxague essa solução que está no cabelo e pronto, segue em frente. Se você quer incrementar a limpeza, após aplicar a solução no couro e massagear, não enxague e aplique o shampoo orgânico/natural, massageando o couro, lavando normalmente. Posteriormente enxague os dois juntos, a espuma do shampoo e a solução que havia sido aplicada anteriormente.
  • A quantidade de água e bicarbonato de sódio usada para a lavagem dos cabelos depende muito do tipo de cabelo e do seu comprimento, não é algo “exato”, você pode adaptar a receita para as suas necessidades. Quanto mais concentrada a solução for, maior seu poder de limpeza (quanto menos, menor a limpeza). Se o seu cabelo for volumoso e/ou grande, use 1 colher e meia de sopa de bicarbonato para 225 ml de água.
  • Certifique-se de enxaguar bem os cabelos depois da aplicação para não restar resíduos!

Prós e contras

  • Prós: higieniza o couro, controla o odor, é 100% natural, econômico, ajuda a aumentar o poder de limpeza e a espuma do shampoo orgânico/natural
  • Contras: pode causar alergias/coceira em pessoas sensíveis, ressecar o fio (por conta do pH alcalino/excesso de limpeza) e aumentar o frizz
  • Para evitar ressecamento e frizz, após a aplicação da solução de bicarbonato, use vinagre em solução (a mesma medida padrão que serve para o bicarbonato) para diminuir o pH, fechar as cutículas do fio e deixar os cabelos mais macios/brilhantes. Caso você vá usar a solução de bicarbonato junto ao shampoo orgânico/natural, aplique o vinagre depois de ter lavado o cabelo com o bicarbonato e o shampoo juntos e exaguado todos os resíduos. Posteriormente, enxague o vinagre e aplique seu condicionador.
  • Assim como a técnica do bicarbonato, a quantidade de vinagre que você usará também depende da sua necessidade (e da sua tolerância ao cheiro do bendito).
Confesso que no começo eu estranhei bastante, mas atualmente tenho gostado muito desses métodos. Ainda não sou nem um pouco chegada em usar vinagre no cabelo, o cheiro me enjoa, mas eu me esforço e no final das contas não dá para sentir no fio (se enxaguar bem, aplicar condicionador e a solução não for tão concentrada).
Como eu havia dito anteriormente, é importante saber que você pode adaptar as medidas padrões para as suas necessidades, usar mais vinagre, menos, mais bicarbonato, menos, mais água, menos, e assim vai. Vá fazendo testes até encontrar o que é ideal para o seu fio!


Nenhum comentário: