10.17.2013

Frango provoca surto de infecção por salmonela nos Estados Unidos

Pelo menos 278 pessoas adoeceram por terem comido frango infectado. Surto atingiu pessoas de 18 estados, segundo autoridades americanas.

Frango da marca Foster Farms é vendido em mercado de Los Angeles, na Califórnia, nesta terça-feira (8). (Foto: AFP Photo/Robyn Beck)
Frango da marca Foster Farms é vendido em mercado de Los Angeles, na Califórnia, nesta terça-feira (8). (Foto: AFP Photo/Robyn Beck)
Um surto de salmonela atingiu 18 estados dos Estados Unidos e provocou o adoecimento de centenas de pessoas nos últimos meses. Autoridades alertam os consumidores a cozinharem cuidadosamente o frango e tomarem outras precauções.
Um alerta de saúde pública foi emitido em relação ao frango cru empacotado em três unidades da empresa Foster Farms na Califórnia. Desde que cepas de Salmonela heidelberg foram detectadas em março, 278 pessoas adoeceram, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
A salmonela foi detectada em frangos distribuídos em mercados de varejo nos estados da Califórnia, de Oregon e de Washington. A doença se concentrou na Califórnia, mas a salmonela já atingiu pessoas de 18 estados, segundo declaração do Departamento de Agricultura.
O surto parece ter começado em março e o Departamento de Agricultura foi notificado das doenças em julho, de acordo com Dan Engeljohn, do USDA. Pesquisadores tiveram dificuldade em determinar a fonte da doença, segundo Engeljohn.
O porta-voz da Foster Farms disse que não há nenhum recall em andamento e que as infecções foram provocadas pelo consumo do frango mal cozido.
“Essa é uma questão de saúde pública importante”, diz Anita Gore, porta-voz do Departamento de Saúde Pública da Califórnia. “O frango pode carregar bactéria e precisa ser totalmente cozido”, diz.
A salmonela é um patógeno que contamina carne durante o abate e o processamento e é comum em frango mal cozido. Pessoas infectadas por ela costumam apresentar diarréia, dor abdominal e febre.
Paralisação
A paralização do governo americano desacelerou os esforços do governo federal para proteger a saúde e a segurança dos americanos. O Centro de Controle e Prevenção de Doença, órgão federal, teve que chamar parte de sua equipe de volta ao trabalho para lidar com o surto de salmonela no país.
620x990_salmonela
Fonte: g1.globo.com (Da AP)


 VEJA MAIS:

Foto: Divulgação

Escova feita em impressora 3D limpa todos os dentes em 6 segundos

A escova de dentes Blizzdent, feita em impressora 3D, promete limpar todos os dentes do “usuário” em apenas seis segundos. A escova parece um molde, [...]
Read more ›
O açúcar provoca sensação de prazer no cérebro, adoçantes não surtem o mesmo efeito
Foto: Getty Images

Uso de adoçante pode aumentar desejo por doces e alimentos calóricos

Optar por bebidas diet e usar adoçantes artificiais pode aumentar o desejo por açúcar, segundo estudo feito pela Universidade de Medicina de Yale. Isso acontece porque os [...]
Read more ›
Campanhas antifumo ajudaram combater o tabagismo nos EUA, diz estudo (Foto: Vanessa Bahé/G1

Campanha antifumo fez 200 mil largarem vício nos EUA, diz estudo

Dados foram divulgados nesta semana pela revista científica ‘The Lancet’. Iniciativa do governo norte-americano ocorreu em 2012. Estudo realizado nos Estados Unidos sugere que campanhas [...]
Read more ›
Comer frutas e evitar sucos industrializados ajuda a prevenir diabetes

Comer frutas e evitar sucos industrializados ajuda a prevenir diabetes

Comer frutas frescas como amoras, uvas e maçãs ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, a mais comum, enquanto que beber sucos [...]
Read more ›

Nenhum comentário: