10.15.2013

O QUE TODA MULHER DEVE SABER SOBRE A MENSTRUAÇÂO



A menstruação faz parte da vida da maioria das mulheres por muito tempo. Levando em consideração que a menopausa começa por volta dos 50 anos e a puberdade está começando por volta dos 12, elas geralmente lidam com os seus períodos por cerca de quatro décadas. Mas entre poucas aulas de educação sexual, consultas ao médico e ao doutor Google, muitas têm lacunas consideráveis de conhecimento. Com a ajuda da ginecologista Lois McGuire, o Huffington Post listou as oito coisas mais importantes que toda mulher deve saber.

Como você lida com a higiene pessoal é importante

A menstruação é um processo biológico perfeitamente normal e as mulheres não devem passar do ponto na higiene pessoal, afirma McGuire: - A maioria das pacientes é muito agressiva com a limpeza. É bom usar um sabonete que tem um pH que é semelhante ao seu próprio corpo, sem duchas, sem talcos, sem sprays de perfume e sem os lenços que são tão populares agora, pois podem causar irritação -. McGuire alerta que muitas mulheres frequentemente pensam que estão com infecções bacterianas, mas na verdade estão apenas com excesso de zelo e utilizando sabonetes agressivos.

Mesmo se você for regular, você não é tão regular assim

Primeira coisa: não há um ciclo típico - ciclos podem variar de 21 a 35 dias. Segundo Mary Rosser, professora e médica assistente em obstetrícia e ginecologia no Centro Médico Montefiore, em Nova York, os ciclos de adolescentes podem durar entre 21 e 45 dias. - A maioria das mulheres não fica menstruada exatamente no mesmo dia do mês, isso é normal -. Se a maioria dos meses tem 30 ou 31 dias e se o seu ciclo é 100% preciso, a referência não começa exatamente no mesmo dia ou data de cada mês. Além disso, não é necessariamente incomum ter um ou dois períodos anormais por ano. Mas se essa irregularidade se tornar persistente ou se você tiver alguma dúvida, procure um médico.

O alívio da dor requer planejamento

Para as mulheres que têm períodos dolorosos, obter alívio dos sintomas físicos comuns requer muitas vezes a utilização de anestésicos antes mesmo de qualquer sangramento. - Se você toma o medicamento quando os sintomas já são ruins, você está atrasada - afirma McGuire. - Se os seus períodos são regulares e você sabe que o sangue vai descer numa quarta-feira, por exemplo, você pode começar a tomar o remédio na terça-feira -. Pesquisas também sugerem que certas mudanças de estilo de vida - como fazer muito exercício e dormir, comer alimentos saudáveis e relaxar - podem ajudar a aliviar as dores de algumas mulheres.

A idade que sua mão parou de menstruar importa para você

- Em muitos casos, as mães não falam quando passaram para a menopausa - disse Shannon Laughlin-Tommaso, professora assistente de ginecologia e obstetrícia na Clínica Mayo, nos Estados Unidos. - Mas essa informação tem implicações para quando as filhas poderão parar de menstruar -. Essa é uma informação extremamente útil, porque há variações significativas. A média de idade em que uma mulher tem seu último período é de 51 anos, mas entre os 40 e os 56 ainda é considerado normal.
StockPhoto

O seu período não deve atrapalhar a sua vida

- Na maioria dos casos, o período não deve impedir as suas atividades normais - disse Mary Rosser, professora e médica assistente em obstetrícia e ginecologia no Centro Médico Montefiore, em Nova York. - Estudos têm demonstrado que 90% das mulheres sofrem de alguns sintomas, mas, em sua maioria, são leves. E 10 a 20% possuem sintomas que interferem com as atividades normais -. Esses sintomas podem surgir quando você está menstruando ou como parte da TPM, que ocorre por causa de alterações hormonais de duas a uma semana antes do período. Consulte o seu médico se você tem dores que a impedem de fazer suas atividades diárias normais, ou sintomas da TPM que interferem no seu cotidiano.


 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode engravidar durante a menstruação

É altamente improvável, mas é possível que você engravide durante o período. Algumas mulheres têm longos períodos que coincidem com o início da ovulação - embora elas ainda estejam menstruadas. Em entrevista ao site "Parents.com", Michele Hakakha, autora de "Expecting 411: Clear Answers and Smart Advice for Your Pregnancy" (Esperando 411: respostas claras e conselhos inteligentes para a sua gravidez), afirmou: - Uma mulher com um ciclo menstrual mais curto (24 dias, por exemplo), pode ter sete dias de sangramento, ter relações sexuais em seu último dia de sangramento e ovular três dias depois. Se o esperma sobreviver de três a cinco dias, ela definitivamente poderia engravidar.

Você tem seu próprio padrão menstrual - e ele é mais complexo do que você pensa

Quando se trata do ciclo menstrual completo, cada mulher tem um padrão ligeiramente diferente. No entanto, a maioria das mulheres sangra, em seguida fica seca por alguns dias e depois experimenta uma descarga de muco (pré-ovulação), que se torna cada vez mais turvo e espesso (um sinal de que a ovulação provavelmente terminou). - O que é diferente de uma mulher para outra é a quantidade de muco e sangramento - disse McGuire. - Da mesma forma algumas pessoas têm a pele oleosa, e outros têm a pele seca -. Descobrir o seu próprio padrão é uma boa prática, pois assim você pode ter noção do que está acontecendo em seu corpo e ficar atenta para quaisquer alterações.

O fluxo muito intenso realmente existe

Apesar de o fluxo intenso ser relativamente comum (a maioria das mulheres tende a sangrar mais nos primeiros dias), se você precisar mudar o absorvente mais do que a cada duas ou três horas, ou se o seu período durar mais de sete dias, é provavelmente hora de conversar com um médico para saber quais as suas opções. O controle da natalidade através de pílulas hormonais pode ajudar a diminuir a quantidade de fluxo, assim como certos analgésicos. Há também uma pequena chance de que o fluxo intenso seja um sinal de menorragia, um termo usado para definir períodos que são muito carregados e prolongados. Basicamente, se você acha que seu fluxo está fora do normal, pergunte ao médico!



Nenhum comentário: