Durante a nossa vida passamos por muitos processos inflamatórios, alguns mais e outros menos, mas todo mundo sofre com isso.
Que tal conhecer o que a natureza nos oferece de alimentos e chás que podem nos ajudar nessas horas, como coadjuvantes no tratamento, ou melhor, como ação preventiva? Nós lhe contamos tudo!
Inflamação, sua chata!
A inflamação, na verdade, é uma reação do nosso organismo a uma lesão provocada por um corpo estranho, e que pode se tornar crônica, como é o caso das tendinites e até da celulite. Nossa alimentação interfere nesses processos, alguns alimentos favorecem e até “causam” a inflamação, já outros combatem.
O “inimigo”: a evitar em caso de inflamação
Como diz o senso comum, “tão importante
quanto conhecer seus amigos é conhecer seus inimigos”, e os alimentos
prejudiciais são nossos velhos e mal falados conhecidos: alimentos ricos
em açúcar, gordura ruim,
frituras, farinha refinada e produtos industrializados. Se não for
possível viver sem eles, vamos considerar reduzir o consumo e, pelo
menos durante uma crise, será de grande ajuda retirá-los do cardápio.
O “amigo”: os anti-inflamatórios naturais
Invista em uma dieta rica em vegetais folhosos verde-escuros (couve, brócolis, espinafre), alho (super agente), cebola, pimenta, repolho, feijão, lentilha, grão de bico, soja, aveia, azeite de oliva, castanhas e nozes.
Não se esqueça do poder das sementes de linhaça, gergelim e chia, ricos em ômega 3, assim como os peixes atum, salmão, sardinha, truta e tilápia, e também das sementes de abóbora e girassol, ricas em outros nutrientes, como ômega 9 e ácidos graxos que auxiliam na recuperação.
Podemos contar também com o chá verde, chá de camomila, cravo da índia e gengibre.
Para combater os radicais livres, que pioram a inflamação, lançamos mão das frutas vermelhas, do tomate, abacate, acerola, uva e mamão.
Compressas, um santo remédio
No caso de inflamações musculares,
uma compressa com gelo por 20 minutos é extremamente valiosa. Colocando
também a polpa de um mamão maduro, ou embebendo com chá de camomila,
sua compressa vai ajudar a combater o problema.
Como podemos perceber, alimentos saudáveis não só nos ajudam a ter saúde, como podem ser até remédio. Isso sim é uma ótima notícia! Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário