7.29.2010

O uso do próprio sangue de um paciente pode reduzir riscos de infecção, alem de diminuir os custos operatórios

Reutilizar sangue do próprio paciente em cirurgia pode reduzir custos
Hospitais que coletam o sangue perdido por pacientes em cirurgias internas da emergência e o reutilizam no próprio paciente, em vez de usar o banco de sangue, podem cortar pela metade o número de produtos do sangue usados e reduzir custos, relata um estudo.

O uso do próprio sangue de um paciente, ou transfusão sanguínea autóloga, também reduz o risco de infecções e outras complicações associadas ao sangue doado, dizem os autores em seu artigo, publicado neste mês no "Archives of Surgery".

O custo geral de transfusões de sangue foi em média US$ 1.616 para pacientes que receberam transfusões autólogas, frente a US$ 2.584 para pacientes que só receberam produtos do banco de sangue, pois os pacientes que usaram seu próprio sangue exigiram apenas a metade das unidades de sangue do banco do que os outros pacientes, relata o estudo.

As estimativas de custos incluíram o custo agregado da coleta de sangue durante a cirurgia, que envolve sugar o sangue de hemorragias internas, coletá-lo num recipiente e passá-lo por um processo que separa e concentra as hemácias, que são então suspensas em solução salina e reinseridas no paciente.

"O processo é seguro e econômico, e deveríamos usá-lo com maior frequência", disse Carlos V.R. Brown, chefe de trauma do University Medical Center Brackenridge, em Austin, no Texas, e principal autor do estudo.
"THE NEW YORK TIMES"

Nenhum comentário: