7.26.2010

Japonesas vivem mais

Japonesas têm maior expectativa de vida do mundo pelo 25º ano consecutivo
Média é de 86,44 anos, enquanto os homens chegam a 79,59; principal causa é melhor tratamento médico

TÓQUIO - A expectativa de vida no Japão ficou novamente em níveis recorde em 2009, especialmente no caso das mulheres, que alcançaram a maior do mundo - 86,44 anos - pelo 25º ano consecutivo, segundo um relatório do Ministério da Saúde do país divulgado nesta segunda-feira, 26.

A média de vida dos homens japoneses, por sua vez, cresceu pelo quarto ano consecutivo, aos 79,59 anos, apesar do Japão ocupar o quinto lugar da lista de países nesse quesito.

Desde 2008 os homens japoneses aumentaram sua expectativa de vida em 0,30 ano, enquanto entre as mulheres esse número subiu para 0,39 ano, informou a agência local "Kyodo".

Segundo o relatório do Ministério da Saúde japonês, a principal causa do crescimento da expectativa de vida no país é a melhoria do tratamento médico das três doenças que provocam mais mortes por lá: câncer, problemas cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC).

"Se não ocorrer uma epidemia de gripe, a esperança de vida dos japoneses seguramente aumentará ainda mais", disse uma fonte do ministério.
Fonte:Efe
Estadão

COMENTARIOS:
Livre Pensador
comentário

A expectativa de vida não é um índice único, varia conforme a idade. Quando se fala em expectativa de vida de uma forma geral, normalmente se alude à expectativa de vida ao nascer. Esse índice é muito influenciado pela diminuição da mortalidade infantil, por exemplo, e pode ter uma grande alteração mesmo que a idade máxima alcançada pelas pessoas não mude muito.



Antonio Augusto Ferreira
comentário

Se no japão a expectativa de vida dos homens é 79,59 , primeiro mundo e com sistema social melhor como aqui no Brasil esta bosta de IBGE aumenta tanto a nossa (72,8) só para o INSS e os neoliberais atrazarem nossa aposentadoria...Bando de ladrão vendidos é estas intituíções de pesquisa brasileiras isto sim...A real aqui não passa de 65 anos homens e 70 mulheres quer eles queira ou não. Deixem de serem hipócritas seus manés.

Tetsuo Shimura
comentário

Diferente do nosso sistema de saúde que tenta de forma muito precária atuar nas doenças já instaladas, no Japão o sistema atua na prevenção com dois exames médicos anuais a custo zero para os contribuintes. Além de melhorias na saúde, seguramente o custo por indivíduo é mais baixo.

Nenhum comentário: