11.20.2011

7 MANEIRAS DE ESPANTAR O ESTRESSE

7 maneiras de espantar o estresse

O ritmo do nosso dia-a-dia está cada vez mais acelerado! Por isso, é preciso tomar cuidado com o estresse. Essa doença se torna cada vez mais comum e pode prejudicar a sua saúde e a sua beleza. Aprenda como espantar esse mal!

:
Nada pior do que aquela pessoa que vive a mil por hora, sempre tensa e prestes a explodir, não é verdade? Se você costuma se comportar dessa maneira, tome cuidado! Esse ritmo completamente acelerado é uma ótima porta para o estresse, essa doença que está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo e é extremamente prejudicial à saúde e a sua beleza. Já que é assim, para que os danos sejam minimizados, preparamos algumas dicas para você mandar embora qualquer pequeno sinal de estresse que atravesse seu caminho no dia-a-dia.

1 – Espante o mau-humor! Para que isso aconteça é essencial que você se abasteça de pensamentos positivos. Acreditar que tudo vai dar certo e lutar para que os sonhos se tornem realidade faz toda a diferença. Ocupe a sua mente de coisas boas e energias produtivas.

2 – Nada de querer abraçar o mundo! Saber dar um passo de cada vez também é muito importante. Respeitar os seus limites e aprender a conviver com você mesmo e com as outras pessoas exatamente como elas são, respeitando todos os defeitos e reconhecendo as qualidades, é o princípio básico para uma vida tranqüila e feliz.

3 – Aprenda a compartilhar as tristezas. Desabafar sobre os seus problemas, seja com que for, fará com que você consiga se sentir mais aliviado. Escutar conselhos, ouvir uma segunda opinião, tudo isso pode te ajudar a superar os obstáculos, por mais difíceis que eles pareçam ser.

4 – Pense grande, mas mantenha o seu pé no chão! Com certeza é primordial que você viva sonhando. Por mais longe que eles pareçam estar, os sonhos nos abastecem de esperança e nos fazem ter coragem e determinação para seguir em frente. Mas, um pouco de sensatez não faz mal a ninguém!

5 – Aprenda a dizer não! Tudo bem que algumas palavras como “nunca”, “azar”, entre outras, têm que ser banidas do nosso vocabulário. Mas, isso não quer dizer que você deva sempre concordar com tudo, até mesmo com as situações que não te fazem bem. Dizer não faz parte da vida e saber a hora certa de o fazer é uma dádiva.

6 – Nada de descontar na comida as suas frustrações! Quem nunca atacou uma panela de brigadeiro em um dia de muita tristeza? Apesar de todos cometerem esse “pecado”, a dica é que essa atitude faça parte apenas do seu passado. Isso só fará com que você engorde e acabe arrumando outro motivo para se estressar.

7 – Ria o máximo que puder! Serenidade e descontração são requisitos essenciais para uma vida harmônica e alegre. Aposte no bom humor e procure não se aborrecer com coisas pequenas. A vida é muito curta para você ficar levando tudo tão a sério.

EXERCÍCIO PARA COMBATER A DEPRESSÃO

Exercício para combater a depressão
Malhar não proporciona só um corpo bonito. Cada vez mais, as pessoas se exercitam para se distrair. A prática de exercícios físicos pode ajudar no combate a depressão, pois ela proporciona sensação de bem-estar e melhora o humor.

Compartilhe:
A depressão vem se tornando uma doença cada vez mais comum em nosso país. A correria do dia-a-dia, o excesso de cobranças, a falta de dinheiro ou oportunidades, dentre outros diversos fatores são algumas das causas desse tão temido e grave problema.

Aquele excesso de tristeza, uma baixa auto-estima e a falta de vontade e estímulo para fazer aquelas atividades tão simples e rotineiras são os sinais mais comuns da depressão. É claro que o acompanhamento psicológico é essencial nesse caso. Alguns pacientes precisam até mesmo recorrer ao uso de medicamentos.

Contudo, uma pequena mudança de hábito trazer melhoras significativas para a vida de um doente. Um bom exemplo é a prática de atividades físicas. Segundo especialistas, a prática de esportes tem se tornado uma das maneiras mais eficazes de combate à doença.

"Um efeito benéfico imediato é que essa prática promove a socialização das pessoas combatendo o isolamento, um comportamento comum dos deprimidos", explica dr. Mauro Vaisberg, especialista em medicina esportiva e reumatologia do Hospital Samaritano de São Paulo.

Além disso, os exercícios físicos causam um aumento da produção de neurotransmissores, substâncias relacionadas ao estado de humor. "Um indivíduo deprimido apresenta um quadro de redução da produção de um neurotransmissor chamado serotonina. A prática de exercícios supre parte dessa necessidade", afirma o médico.

A atividade física proporciona sensação de bem-estar e melhora a auto-estima, sem contar que é um dos mais importantes aliados no controle do peso. Porém, para alcançar esses resultados é preciso que a prática seja regular.

A intensidade do exercício depende do grau de depressão. No início do tratamento, a carga deve ser leve ou moderada, já que a doença provoca a diminuição da capacidade motora e física. Dessa forma, é aconselhável que os exercícios para um iniciante não ultrapassem 60% de sua freqüência cardíaca.

Para uma pessoa de 40 anos, por exemplo, isso equivale a 70 a 100 batimentos por minuto. "A prática regular de exercícios pode ser usada como forma de prevenção para pessoas que têm tendência a depressão e ansiedade", conclui Dr. Vaisberg.

Nenhum comentário: