11.14.2011

Alongar antes de se exercitar é mais importante para meninas



Alongar sempre

Musculatura feminina se desenvolve menos na adolescência

A realização de uma série de exercícios de aquecimento, alongamento e equilíbrio antes de qualquer prática esportiva diminui o risco de lesões de joelhos e tornozelos entre adolescentes, e o efeito protetor é maior entre as meninas, segundo pesquisa de médicos americanos.
A diferença é explicada pela própria musculatura feminina - durante a puberdade, os ossos de meninos e meninas passam por um crescimento intenso, mas os músculos das meninas se desenvolvem menos do que os dos rapazes. Como consequência dessa fragilidade, estudos científicos mostram que as meninas sofrem dez vezes mais lesões em ligamentos e distensões musculares.
"Muitos professores de educação física e treinadores não querem fazer exercícios de aquecimento antes de um jogo, por exemplo, porque consideram uma perda de tempo, mas eles são muito importantes", explica Tim Hewett, responsável pelo Departamento de Medicina do Esporte da Universidade de Ohio e do Hospital de Cincinnati, nos Estados Unidos.
Ele afirma que, quando feitas corretamente, as séries de alongamento, aquecimento e equilíbrio melhoram o desempenho esportivo. "Além da redução de lesões, é possível perceber uma diferença no nível atlético de meninas que se aquecem antes do esporte. Elas ficam mais rápidas e com mais equilíbrio." / REUTERS

Algumas pessoas ainda questionam a importância dos alongamentos antes e depois de uma atividade física. Mas os alongamentos no ser humano, são comportamentos instintivos como alongar braços e pernas para se espreguiçar ou bocejar.

Os alongamentos relaxam a mente e "regulam" o corpo. Por isso, devem fazer parte do nosso cotidiano, pois:
  • Reduzem de tensões musculares;
  • Relaxam;
  • Beneficiam a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
  • Aumentam o arco de maleabilidade;
  • Previnem lesões;
  • Facilitam atividades de desgaste como corrida, tênis, natação e ciclismo;
  • Desenvolvem a consciência corporal à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
  • Ativam a circulação;
  • Ajudam no aquecimento à medida que elevam a temperatura do corpo;
  • Ajudam a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Os alongamentos devem ser realizados toda vez que sentirmos vontade, seja, no trabalho, no carro ou assistindo televisão.

Antes de começar o dia e no final dele, alongue-se! Isso aliviará tensões acumuladas depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo. Mas, respeite a sua estrutura muscular, flexibilidade e limites pessoais.

Os alongamentos devem ser feitos lentamente e sem tensionamento. Não se balance durante o alongamento, esse movimento enrijece os músculos que você está tentando relaxar.

Alongue-se

Para se alongar, assuma uma posição confortável e sustente-a relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

A flexibilidade e a maleabilidade da pele e a elasticidade muscular são poderosamente influenciadas por alguns fatores:

Endógenos (internos)

Idade: quanto mais cedo iniciar o treinamento, maiores serão as possibilidades de atingir grandes arcos de mobilidade. Quanto mais velho, menor a amplitude de movimento.

Sexo: em geral, as mulheres são mais flexíveis, pois seus tecidos são menos densos.

Individualidade biológica: portadores de patologias, como a síndrome de Down apresentam hipotonia e maior flexibilidade.

Exógenos (Externos)

Hora do dia: ao acordar apresentamos uma maior resistência aos movimentos de amplitude.

Temperatura: o frio reduz a elasticidade muscular.

A partir disso, tenha a certeza que se você fizer alongamentos da forma correta e regular, notará que todos os movimentos realizados se tornarão mais fáceis e seu corpo menos tenso.
Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Nenhum comentário: