Procedimento que corrige o queixo torna-se importante para quem busca um rosto mais harmonioso.
De acordo com o cirurgião plástico Cristiano Fleury, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), esta técnica, também conhecida como plástica de queixo, é a solução de muitos problemas. “Em um plano de perfil, o queixo apresenta normalmente um leve recuo em relação ao lábio inferior. No entanto, algumas pessoas têm esse recuo maior que o ideal, o que compromete a estética e, em alguns casos, a auto-estima”, explica Cristiano.
Para amenizar esses problemas e proporcionar maior harmonia na face do paciente, em casos de recuos leves ou moderados do queixo, a correção é feita a partir da introdução e fixação de uma prótese de silicone na região do queixo. O procedimento cirúrgico pode ser feito por dentro da boca (intra-oral) ou disfarçado no sulco existente abaixo do queixo. Local por onde também pode ser feita a incisão.
Segundo Fleury, a técnica de correção do queixo ainda pode trazer benefícios para o pescoço, já que promove um tensionamento na pele da região. “Como a mentoplastia também pode ser aplicada para definição do contorno da mandíbula, a cirurgia pode proporcionar uma melhora na tão temida papada. Além disso, também é utilizada de forma complementar às cirurgias ortognáticas, realizadas por cirurgiões bucomaxilofaciais para corrigir deformidades que envolvem o esqueleto facial e os dentes”, comenta ele.
O procedimento só é contra-indicado em casos de o paciente já possuir outros problemas clínicos mais graves, o que poderá ser avaliado durante os exames pré-operatórios. Porém, deve-se dar uma atenção especial ao local depois da cirurgia realizada. “A recomendação é para evitar atritos na região operada, principalmente nas primeiras três semanas. Caso contrário, a prótese pode se movimentar e sair do lugar.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário