11.17.2011

Maus hábitos alimentares dos adolecentes brasileiros prejudica à saúde


Segundo pesquisa com 8.500 estudantes no País, os jovens fazem poucas refeições, ingerem doces e refrigerantes diariamente e não comem legumes ou verduras

Rio - Os jovens  brasileiros não estão se alimentando bem. O alerta foi dado pelo Portal Educacional, que realizou pesquisa com mais de 8.500 estudantes de 13 a 17 anos, de vários estados. Cerca de 13% deles só fazem duas refeições ao dia. O número assusta pais e especialistas, já que o recomendado é que cada pessoa se alimente pelo menos cinco vezes diariamente.

Segundo a nutricionista Gisele Raymundo, a falta de regulação na alimentação pode causar aumento de peso. Quando os adolescentes se alimentam poucas vezes ao dia, o organismo pode sentir que se trata de indicativo de privação de alimentos e, assim, começar a estocar energia em excesso. “Isso leva o jovem a engordar”, ensina.

O estudo constatou também outros números assustadores: 28% dos jovens têm o hábito de tomar refrigerante e 41% ingerem doces todo dia. Ao mesmo tempo, 15% não comem saladas ou legumes nunca, e 25% só uma ou duas vezes na semana.
Os jovens mostraram também ter hábitos nada saudáveis: 6% dos entrevistados disseram fumar de vez em quando, enquanto 10% ingerem bebida alcoólica ao menos uma vez na semana.

Outro problema verificado na pesquisa é que 22% dos jovens se alimentam em frente à TV ou ao computador. A princípio, o gesto não apresenta nenhum problema. Mas, segundo especialistas, a falta de atenção durante o ato de comer pode ser sinônimo de indigestão. Isso porque o jovem costuma se alimentar mais rápido e mastigar menos o alimento.

“O organismo leva em torno de 20 minutos após o começo da alimentação para processar a sensação de saciedade. Se você mastiga muito rápido, você acaba de comer ainda com fome e tende a comer mais ainda”, explica a nutricionista.
O Dia

Nenhum comentário: