11.14.2011

SUAS ROUPAS NUNCA MAIS SERÃO AS MESMAS!

Suas roupas nunca mais serão as mesmas!

Aprenda com dicas fáceis a passar os diferentes tipos de tecido do jeito certo, sem danificar nenhuma peça.


Quem é que já não esquentou a cabeça tentando desamassar aquela peça de roupa preferida? Na hora da correria então, nem se fala! Pois saiba que não é nada difícil deixar qualquer tipo de roupa bem lisinha. Basta escolher o ferro adequado e ajustar a temperatura de acordo com o tecido em questão e mãos a obra. Você vai ver como tudo sairá perfeitamente passado. Confira algumas dicas.
Para crepe, lã, linho, seda, cetim, lycra ou linha
Esses são os tipos mais comuns de tecidos utilizados na fabricação das roupas. O ideal é passá-los do avesso e nunca se esquecer de respeitar a temperatura indicada. Se não quiser ter muito trabalho virando a peça ao contrário, a dica é colocar outro pano bem fininho por cima. Assim, as marcas e brilhos indesejáveis ficarão bem longe.
Para Jeans
O queridinho da maioria precisa ser passado com o ferro na mesma temperatura indicada para as roupas de linho. As dobras e os bolsos ficam menos amassados quando passados do avesso. Mas, se você gosta de vincos nas calças, melhor deixar para fazer isso nas calças de tecido, porque no jeans isso já está fora de moda faz tempo!
Para Veludo
Por ser um tecido mais pesado que os outros, o recomendado pelos especialistas é que seja passado do avesso e levemente umedecido. Caso aqueles frisos típicos do veludo insistam em ficar amassados, é só colocar o ferro acima deles sem tocar no tecido.
Para Algodão
Essas são, com certeza, as peças de roupa mais fáceis de passar. Sem muitos mistérios, basta ajustar o ferro para a regulagem de calor “algodão”, esticar toda a roupa, encaixar na tábua de passar e pronto. Simples assim!
Para Camisas sociais
 Apesar de serem motivo de desânimo na hora de passar, não precisa entrar em desespero. O segredo é pendurá-las em um cabide antes de colocá-las no varal. Depois de seca, passe o colarinho reto, punhos, mangas e a parte da frente da camisa. Por último, passe a parte das costas e finalize dobrando o colarinho. Ah! Não se esqueça de colocar as camisas imediatamente de volta ao cabide para não correr o risco de amassar tudo de novo.
Para Ternos
 Com o ferro ajustado no máximo para a temperatura “algodão”, comece passando os bolsos e cintura da calça. A dica é encaixar a calça na tábua e ir girando o tecido aos poucos para que fique tudo bem lisinho.  Depois, junte as costuras das pernas e passe-as fazendo vincos. Já para o paletó, vale a técnica de passar pelo avesso tomando cuidado para não queimar o forro, geralmente acetinado. Para evitar os brilhos, passe um paninho úmido por cima do tecido antes de começar o trabalho.
Importante:
Não deixe as peças expostas ao sol por muito tempo, certamente elas ficarão mais difíceis de passar. Mas se ainda assim a dificuldade persistir, apele para borrifos com a mistura de água e amaciante para que o ferro deslize com mais facilidade. Só tome cuidado com as roupas pretas. Neste caso, melhor borrifar apenas água se não quiser que a peça fique cheia de pelinhos.

Nenhum comentário: