11.14.2011

TATUAGEM PODE CAUSAR ALERGIA E INFECÇÃO POR BACTÉRIAS


Tatuagem pode causar alergia e infecção por bactériasA tatuagem pode causar alergias na pele e risco de infecção. Saiba mais sobre o assunto.

A tatuagem é uma das formas de expressão mais antigas que conhecemos. Os primitivos usavam como uma maneira de marcar os fatos importantes da vida, desde o nascimento até a morte. Durante muitos anos a tatuagem foi vista com maus olhos, mas, atualmente, o gosto é compartilhado, até mesmo, por pais e filhos. No entanto, é preciso ter muita certeza antes de ir a um tatuador. Mesmo sendo uma moda global, a tatuagem pode ter alguns efeitos colaterais.
De acordo com a dermatologista Cristine Carvalho, “a tatuagem pode provocar alergias na pele e outras complicações: risco de infecção por bactérias, fungos e vírus provenientes do uso de tintas e agulhas contaminadas. Mesmo quando a tatuagem é bem feita, com assepsia e cuidado, é comum ocorrer a contaminação bacteriana, que pode causar no local uma foliculite”, disse. “Também há o risco de se contrair outras doenças infecciosas como impetigo e hepatite”, completou a diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), em São Paulo.
Para evitar esses problemas, é preciso procurar um profissional competente, usar material descartável, esterilizado e pigmentos confiáveis (que não provoquem alergia). “Se a pessoa sofre com bronquite, rinite ou sinusite não deve fazer a tatuagem, pois há uma chance muito grande de desenvolver algum tipo de dermatite.
Cicatrizes hipertróficas e quelóides também podem aparecer como consequência do processo”, alerta a dermatologista.
Como apagar uma tatuagem
Muitas vezes a tatuagem é feita no impulso. É comum, hoje em dia, sabermos que celebridades tatuam o nome dos parceiros no corpo e depois, com o fim da união, apagam o desenho. Mas, como isso é feito? Segundo Cristine, para retirar a tatuagem da pele há vários caminhos, como o laser. “O tratamento a laser é mais seguro do que muitos métodos tradicionais, tais como a dermoabrasão, a excisão ou a salabrasão, devido à sua capacidade única para tratar seletivamente cada pigmento envolvido na tatuagem”, explicou.
Certas cores podem ser mais fáceis de serem removidas do que outras. O azul e o preto respondem particularmente bem ao tratamento à laser. “Quanto maior for a presença de outras cores e mais escura for a pele da pessoa, mais difícil será a remoção com o o laser, pois ele funciona por comprimento de onda”, esclarece a dermatologista.
 faixa_saude.png

TINTA USADA EM TATUAGENS PODE TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Tinta usada em tatuagens pode ter substâncias cancerígenas
A tatuagem dá um charme a mais, mas fiquem alertas às notícias.

Para quem está pensando em fazer a primeira tatuagem ou, quem sabe, a décima, muita atenção.
Tintas usadas para fazer tatuagens podem ter substâncias químicas tóxicas causadoras de tumores e devem entrar, muito em breve, na lista dos elementos cancerígenos do órgão de saúde norte-americano, Food and Drug Administration (FDA).
De acordo com a imprensa internacional, estudos recentes dão conta que as tintas usadas na tatuagem podem conter uma série de substâncias como ftalatos, metais e hidrocarbonetos que são cancerígenos e desreguladores endócrinos. A FDA, órgão responsável pelo controle de alimentos, medicamentos e cosméticos, lançou uma investigação sobre a segurança, em longo prazo, das tintas.
Cientistas acreditam que um produto químico usado para fazer a tinta preta, o benzopireno, é conhecido por ser cancerígeno nas peles de animais. As tintas coloridas muitas vezes contêm cádmio, chumbo, cromo, níquel, titânio e outros metais pesados que podem provocar uma série de alergias ou doenças.
Quem já possui tatuagens deve ficar atento a sua pele, mesmo que as suspeitas sobre a tatuagem ainda não sejam confirmadas. As imagens, principalmente as mais escuras, podem esconder um melanoma previamente existente ou que apareceu no local por coincidência. Como diz a sabedoria popular, prevenção é sempre o melhor remédio. Fiquem de olho!
Sua Dieta

Nenhum comentário: