11.17.2011

QUER EMAGRECER? DÊ UM FIM À IMPULSIVIDADE NA HORA DE COMER

faixa_saude.png
Quer emagrecer? Dê um fim à impulsividade na hora de comer
Comer sem ter vontade não faz bem!

Se alimentar sem uma necessidade real é um dos grandes inimigos da vida saudável e um dos principais causadores de sobrepeso. O alto consumo de alimentos calóricos e pobres em valor nutritivo pode estar associado ao impulso de comer. Segundo o neuropsiquiatra Sidney Chioro, o impulso é um fator que controla e induz o cérebro a nos fazer querer comer cada vez mais, independentemente da fome.
O especialista em emagrecimento afirma que quando uma pessoa está com um saco de salgadinhos nas mãos, dificilmente comerá um só ou a quantidade suficiente para sua saciedade. “A pessoa irá comê-lo até o final”, diz Chioro. “Se não houver a retirada do impulso de comer, certamente a ingestão de alimento ocorrerá em maior quantidade, favorecendo o sobrepeso e os problemas cardiovasculares”, reforça.

Quando a pessoa se alimenta pelo simples impulso, o organismo recebe uma comida que ele não quer e que é depositada como gordura, sem que haja absorção dos nutrientes. Sendo assim, o organismo processa o alimento lentamente.
Para separar as necessidades psíquicas, mais conhecidas como emoções, das necessidades orgânicas (fome) e, dessa forma, eliminar o impulso de comer, o médico utiliza a psiquiatria e a neurologia. É importante destacar que outra causa do aumento excessivo de peso é a retenção intestinal. Ela ocorre quando o intestino funciona pouco e lentamente, causando um inchaço.

“O ideal em um processo de emagrecimento é eliminar esta duas causas, e como sem causa não há efeito, a pessoa emagrece comendo de tudo o que gosta, tendo criado as condições de permanecer magra”, explicou o médico.
Na hora de abrir a geladeira só para saber se tem algo interessante, pense se realmente está com fome. Se alimentar sem necessidade pode trazer consequências negativas para o seu organismo.

Nota "boaspraticasfarmaceuticas" : Não se automedique. Medicamentos para emagrecer faz mal à saúde.

Nenhum comentário: