11.14.2011

AMOR, SOLIDARIEDADE, COMPAIXÃO e PERDÃO

Se voce for tomar um remédio e souber que ele vai causar alterações na sua pressão arterial, acelerar os batimentos cardíacos, causar dores de cabeça, cansaço, irritabilidade, problemas digestivos, problemas imunológicos, agitação, insônia e sensação de infelicidade, voce tomaria?
Pois bem, esses são os sintomas que temos quando cultivamos sentimentos e pensamentos de raiva, rancor e mágoa. Não somos tão cuidadosos com os sentimentos e pensamentos que guardamos dentro de nós, mas são eles que determinam a nossa condição de saúde ou doença, de alegria ou amargura na vida.
Assim como qualquer máquina necessita de combustível para o seu funcionamento, nós seres humanos também precisamos. O nosso combustível chama-se ENERGIA VITAL, ela é responsável pela nossa saúde, disposição e alegria de viver.
A Energia Vital é movida e mantida por vários fatores, mas grande parte dela depende de como estamos enfrentando as situações do cotidiano das nossas vidas.  Os sentimentos e os pensamentos revelam quem somos, nossa história de vida e desenvolvimento, as influências passadas, as agitações presentes e o nosso potencial para o futuro. Falando com simplicidade: CADA UM DE NÓS É OS SENTIMENTOS E OS PENSAMENTOS QUE TEM.
As doenças se iniciam muito antes de serem manifestadas no corpo físico. Adoecemos primeiro no corpo mental, só depois é que aparecem os primeiros sintomas no corpo físico. Os medos, as angústias, os ressentimentos e as mágoas vão corroendo silenciosamente as nossas estruturas, assim como cupins que destroem tudo por onde passam.
Podemos separar, grosso modo, os sentimentos em duas grandes categorias: os positivos e os negativos. Todos nós vivenciamos as duas categorias, mas são os nossos olhos, a forma como enxergamos e vivemos a vida que vai determinar a maneira que mais vai colorir a nossa existência.

Os sentimentos positivos são aqueles que aquecem o nosso coração e a nossa alma, eles pertencem a nossa essencia, a parte de nós que é pura, iluminada e divina. Quando manifestamos esses sentimentos AMOR, SOLIDARIEDADE, COMPAIXÃO, PERDÃO, sentimos uma sensação de prazer, de contentamento, que nos faz encontrar a alegria de viver, a esperança.
Os sentimentos negativos são os nossos maiores desafios, pois eles nos impulsionam para os grandes aprendizados ou nos remetem para a morte, seja ela física ou emocional.
Yara Lorenzetti
Como o stress prejudica o corpo
Nosso sistema de stress pode rapidamente excitar coração, pulmões e outros órgãos, de forma a nos preparar para reações de luta ou fuga de ameaças súbitas. Porém, quando enfrentamos os incontáveis estressores da vida moderna, o sistema pode bombardear o corpo com sinais de alarme implacáveis capazes de esgotar nossos órgãos e nossa saúde.

Quando a visão, a audição ou os pensamentos indicam "stress", o hipotálamo inicia uma reação em cadeia, que envolve a amígdala e as glândulas pituitárias e adrenais, conduzida por impulsos nervosos e uma cascata de hormônios, entre eles o CRH, o ACTH e os glucocorticóides.

Se os pesquisadores conseguirem determinar exatamente quais células receptoras no cérebro e nas glândulas propagam os sinais de stress, podem criar drogas para interferir, poupando os órgãos do esforço que o stress provoca.


Hermann Englert

Nenhum comentário: