11.19.2011

Saiba como minimizar os efeitos do tempo nos cabelos



 Mulheres costumam gastar bastante tempo pensando sobre como fazer para manter uma pele saudável, mesmo com os efeitos do tempo. Porém, na maioria das vezes, esta preocupação não passa pelos cabelos, que também precisam do mesmo tipo de atenção.


"Com o envelhecimento do cabelo, a produção de queratina - proteína que o torna forte e saudável - diminui, já que nosso corpo não consegue absorver as vitaminas e minerais essenciais de forma tão eficaz", explica Christyn Nawrot, educadora nacional para cuidados do cabelo.


E sem queratina adequada ou de alta qualidade, os fios lentamente se tornam porosos, propensos a quebra e extremamente finos. Felizmente, as extensões de cabelo (que exigem alta manutenção) não são a única opção.


De acordo com Nawrot, o maior culpado do envelhecimento e esgotamento de queratina é o calor dos secadores e pranchas que as mulheres usam nos salões de beleza e em casa. Essas ferramentas eliminam completamente a umidade do cabelo. "A umidade é fundamental", diz a educadora. "Ela permite que os minerais se desenvolvam mais rapidamente e ajuda a manter os radicais livres distantes."


Assim como o estresse pode ser a origem de uma espinha, também pode fazer com que o cabelo fique rebelde. "O segundo maior vilão para a perda de densidade e vida do cabelo é o estresse", acrescenta Nawrot. "Cada pedaço de cabelo tem seu próprio sistema circulatório, uma glândula do suor, uma glândula sebácea. Com stress, cada folículo se torna firme e rígido."


O stress costuma causar picos na produção de adrenalina, que pode ser transformada em andrógenos (hormônios masculinos, incluindo testosterona) e causa maior queda dos cabelos. A melhor solução, portanto, é relaxar. Uma boa dica é perguntar ao médico sobre tratamentos anti-andrógenos. Se a mulher estiver tomando pílula, é indicado que ela peça ao ginecologista para receitar um medicamento que contenha dosagem baixa de andrógeno.


Alimente o seu cabelo


Como o cabelo é um tecido não-essencial, significa que é o último a ter acesso a qualquer um dos nutrientes que ingerimos. "O sistema vai cuidar do que é prioridade, como as funções cardio e pulmonar, e não do cabelo", diz Liz Cunnane, tricologista da Philip Kingsley. "O cabelo está sempre na parte inferior da lista, então é por isso que o que a mulher consome é tão importante."


Manter uma dieta bem balanceada cheia de proteínas, ferro, zinco e alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais verdes folhosos, e comer regularmente terá efeito no cabelo. E há uma série de suplementos úteis: a vitamina K e a cisteína ajudam na produção de queratina e melanina (para retardar o aparecimento dos fios brancos), enquanto suplementos de ferro, zinco, biotina e sílica podem combater o afinamento dos fios.


Couro cabeludo


"Pense em como você trata o seu rosto, e tente tratar seu couro cabeludo da mesma forma", diz Cunnane, ressaltando que a saúde do couro cabeludo impacta dramaticamente na condição do cabelo.


Existem produtos voltados especificamente para rejuvenescer o cabelo, reequilibrando o pH e ajudando na reconstrução do couro cabeludo. Uma série de serums formulados com ingredientes poderosos, como argan e óleo de broca, extrato de semente de uva e vitaminas C e E, tratam o couro cabeludo como uma extensão da pele.


Queda


Se um número alarmante de fios de cabelo está se acumulando no travesseiro e no ralo do banheiro, é indicado que a mulher com um especialista. Cerca de 30 milhões de mulheres da América do Norte têm experiência com queda de cabelo, e ao contrário da calvície masculina, que ocorre em áreas localizadas, o afinamento, nas mulheres, acontece em todo o couro cabeludo, por isso é mais difícil de detectar.


"À medida que a mulher envelhece e o estrogênio e progesterona começam a ter um declínio, algo chamado de miniaturização pode acontecer", diz a dermatologista Francesca Fusco.


Esta diminuição severa dos folículos - mais conhecida como padrão feminino de afinamento - pode ser tratada de diversas maneiras. Há o minoxidyl, que deverá ser aplicado diariamente para o resto de sua vida, ou um comprimido diurético leve chamada espironolactona (que também faz maravilhas com acne adulta), além de tratamentos para estimular o crescimento e regeneração do folículo, acrescenta Fusco.
 POR GARDÊNIA CAVALCANTI

Como evitar o envelhecimento dos cabelos?

Como evitar o envelhecimento dos cabelos?

Não é a apenas a pele que envelhece com o tempo: o seu cabelo também sente os efeitos da passagem dos anos. À medida que o tempo passa, os fios tornam-se mais finos, secos e quebradiços.
A culpa está na perda de aminoácidos, que são essenciais para o cabelo. Os aminoácidos são as menores partículas em que se constituem as proteínas. A principal proteína do cabelo é a queratina. Ela, em conjunto com a Vitamina E e o selênio, proporcionam proteção aos cabelos.
Portanto, o envelhecimento dos fios (cabelos brancos) não é ocasionado somente por idade cronológica ou genética, mas também pela falta de vitalidade dos fios; e isso pode ocorrer em qualquer idade.

Como manter a vitalidade dos fios?

  • Proteger o cabelo do sol é a primeira regra contra os danos cronológicos. Os raios UV ainda são os maiores inimigos dos cabelos, pois reduzem a elasticidade dos fios além de ressecá-los e dar a eles uma aparência opaca.
  • Hidratar e usar produtos adequados ao tipo de cabelo. Isso pode restituir o brilho e ainda oferecer uma textura macia aos fios. Essa prática deve ser incorporada à rotina: pelo menos uma vez por semana, faça uma hidratação caseira. Além disso, reserve um tempinho para ir ao salão cuidar das madeixas de vez em quando.
  • Cauterizações têm o poder de nutrir os fios e fechar as cutículas do cabelo. Ou seja: além de auxiliar na retenção do frizz, seus cabelos terão os nutrientes que precisam.

Lifting Capilar

Reconstrói a elasticidade e a estrutura do cabelo, recuperando o brilho e a maciez. Previne o fotoenvelhecimento capilar (ação natural que ocorre no couro cabeludo em pessoas a partir dos 30 anos).
O processo se dá pela aplicação de um xampu específico, uma máscara de tratamento do produto denominado lipo recharges (à base de uma substância reconstrutora do couro cabeludo), de um complexo ativo vita refil composto de P-lipossomos (que age na prevenção do fotoenvelhecimento), além de outros cremes hidratantes fortalecedores.
Esse tipo de hidratação revitaliza o cabelo que perdeu matéria, com ardência no couro cabeludo, opaco e sem brilho, e tira o aspecto de fios cansados. Esse procedimento deve ser feito em salão de beleza.

Alimentos para os fios

Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não só para a sua silhueta, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem ser sinal de uma dieta desequilibrada.
Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam prejuízos, como queda de cabelos.
  • Magnésio – é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.
  • Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.
  • Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.
  • Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.
  • Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.
  • Hidratação capilar uma vez por semana
    51%
  • Hidratação com reposição de queratina e vitaminas
    19%
  • Cauterização capilar
    14%
  • Evita usar muita química, secadores e chapinha
    26%
  • Investe na boa alimentação
    22%
  • Não faz nada para manter os cabelos saudáveis
    17%
Closed
Total Votes: 1,305

Nenhum comentário: