11.18.2011

Tomar hormônio ou não tomar, eis a questão!

O pacote menopausa chegando e o dilema aparece: utilizar a terapia de reposição hormonal ou não. As repercussões deste período são inesquecíveis, como as ondas de calor, a perda de massa óssea (osteoporose), cabelos quebradiços, perda de elasticidade da pele, diminuição dos fluidos genitais, além da irritabilidade e depressão. Depois de tantas perdas, seria o ideal iniciar a reposição hormonal, porém os efeitos também não são só felicidade.
Os riscos de trombose e acidente vascular cerebral aumentam, mas a preocupação maior é com o câncer de mama. Um estudo recente na Inglaterra indica que as mulheres que tiveram que tomar hormônio antes ou já no início da menopausa apresentaram o dobro de risco para o câncer de mama. Desta forma, o alerta da Sociedade Americana de Câncer em 2009 foi muito importante, pois reduziu para 2 anos o período de segurança para tratamento com hormônio.
O importante é que as mulheres, quando iniciam a menopausa, procurem seus ginecologistas para uma discussão personalizada sobre a TRH, pois para cada mulher podemos ter uma conduta diferente.
Eu já ia me esquecendo de uma outra preocupação com a menopausa: também aumentam os riscos de doenças cardiovasculares!
Saúde da mulher

Nenhum comentário: