11.14.2011

Exercício ao ar livre com paisagens incriveis

Praias cariocas são bons lugares para entrar em forma para o verão

Quem pratica exercícios ao ar livre pode render mais. Belas paisagens da orla são fatores motivacionais

Com a chegada do calor, cariocas podem entrar em forma e apreciar as belezas das praias cariocas
Com a chegada do calor, cariocas podem entrar em forma e apreciar as belezas das praias cariocas Carlos Ivan / Agência O Globo
RIO - Pão de Açúcar, Dois Irmãos, Corcovado, Pedra da Gávea: elementos que compõem os famosos cartões postais do Rio também podem fazer você render mais na hora da malhação. Com a chegada do verão, os cariocas dão preferência por fazer atividades físicas ao ar livre e, além de relaxar, o belo visual da cidade é um fator motivacional, afirmam os especialistas. A praia, ambiente dos mais democráticos, oferece opções para quase todos os gostos, do Aterro do Flamengo ao Recreio: há aulas de futebol e vôlei para todas as idades, surf, grupos de corrida, assessorias esportivas, ioga, tai chi chuan, alongamento, ginástica e aparelhos de musculação. Algumas atividades são pagas, mas há também muitas opções gratuitas. Dá para ver que, mais do que uma mera expressão, o Rio é, sim, uma bela academia ao ar livre.
— Em termos de saúde, o exercício ao ar livre tem o mesmo benefício de um praticado em locais fechados. A diferença é que, num ambiente ao ar livre, você tem uma vista bonita, está cercado de outras pessoas fazendo atividades diferentes, e com liberdade. Estes são aspectos motivacionais e aumentam o rendimento no exercício. Além disso, espaços abertos são mais variados e dão sensação de competitividade menor que uma academia, por exemplo — explica Daniel Arkader Kopiler, especialista em medicina do exercício e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
Infográfico: Mapa com pontos da orla do Aterro ao Recreio onde caiocas podem se exercitar
Vídeo: Cariocas se exercitam nas praias cariocas
No projeto Rio Academia 2011, uma academia a céu aberto que recebe alunos gratuitamente no Posto 10, em Ipanema, até dia 15 de janeiro, o coordenador Ricardo Portella tem muitos alunos que sofrem de depressão e são encaminhados por médicos para se exercitar ao ar livre:
— É diferente de você estar dentro de quatro paredes, com ar condicionado e aquela música em cima. Na praia, a pessoa tem o mar na frente.
Hidratação do corpo e cuidados com a pele. A opção pela liberdade na hora de entrar em forma exige alguns cuidados: hidratação constante, roupas e calçados adequados, protetor solar, respeito ao horário de menor calor — antes das 9h e depois das 18h — e orientação de um profissional, mesmo que você vá correr ou pedalar sozinho. Kopiler destaca que, antes de iniciar uma atividade, é importante realizar um exame médico. Além da academia gratuita em Ipanema, do Aterro ao Recreio há 45 aparelhos permanentes de ginástica e musculação, de uso público. A orla também está cheia de assessorias esportivas, cursos de futebol e vôlei, e grupos de corrida, nos quais os alunos são acompanhados por profissionais. Agora, se você não quer abrir mão da sua academia tradicional, pode se informar se ela organiza atividades ao livre, como é o caso das redes Bodytech e Proforma, e do Espaço Stella Torreão.
O Globo
Juliana Câmara

Nenhum comentário: