1.02.2012

Para a dieta de ano novo dar certo

Hábitos que podem atrapalhar uma dieta, como comer chocolate, não precisam ser eliminados para que um regime dê certo

Vivian Carrer Elias
Difíceis de largar: hábitos que podem atrapalhar uma dieta, como comer chocolate, não precisam ser eliminados para que um regime dê certo Difíceis de largar: pequenas mudanças, e não transformações radicais, podem impedir que hábitos não saudáveis atrapalhem a perda de peso
Muitas vezes, as promessas feitas no dia 1º de janeiro sucumbem às dificuldades nas primeiras semanas do ano. A vontade de emagrecer perde a guerra para a falta de tempo, o vício em chocolate, a cervejinha do final de semana, a preguiça de fazer exercício físico... É possível, no entanto, conciliar o emagrecimento com hábitos já arraigados, sem exagerar no sacrifício. Mudanças radicais e repentinas, assim como dietas muito restritivas, costumam não dar certo. O ideal é encontrar soluções práticas que façam com que um hábito não saudável deixe de ser uma desculpa para o fracasso de uma dieta.
 

Problema: comer à noite

Como o organismo não queima tantas calorias à noite, a tendência ao fazer a principal refeição do dia antes de dormir é estocar o alimento no corpo e, consequentemente, engordar. Por isso, para quem prefere ou só pode se alimentar melhor à noite, os carboidratos devem ser ingeridos somente em pequenas quantidades, já que são fonte de energia. A saída é optar por alimentos como a proteína, que é digerida mais rápido, provoca saciedade e é mais leve. Peixes, frangos e omeletes grelhados são algumas das sugestões da endocrinologista e diretora da Abeso Cláudia Cozer.  Busque comer pelo menos duas horas antes de dormir.

Nenhum comentário: