2.05.2012

DIA 4 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Dia 4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer alerta para os graves riscos desta doeça. Saiba mais!

Neste dia 4 de fevereiro, o mundo volta as suas atenções para o Dia Mundial do Câncer. No Brasil, não poderia ser diferente, já que dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) servem como alerta máximo contra esta doença. Uma estimativa do Inca mostra que só em 2012 serão registrados cerca de 520 mil novos casos doença no Brasil.
Apesar dos avanços reconhecidos nas áreas de diagnóstico, pesquisa e tratamento na luta contra o câncer, este mal continua sendo a principal causa de morte no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 12,7 milhões de pessoas são diagnosticadas todo o ano com câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença no mundo.
Em 2011, o Instituto realizou um estudo e destacou os tipos de câncer mais incidentes nas regiões brasileiras, como o de pele não-melanoma, próstata, mama e pulmão. Ainda segundo o estudo, as sete novas localizações de tumores são bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin – os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff.
Entre as mulheres, o câncer de mama é o que mais preocupa. De acordo com a estimativa do Inca, em 2012 pelo menos 52 mil brasileiras serão diagnosticadas com a enfermidade. Destas, 20 mil terão que retirar as mamas e apenas 10% das mulheres terá a chance de passar pela reconstrução da região no mesmo tempo cirúrgico, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.
Já entre os homens, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais temido. No Brasil, o câncer de próstata só perde para o câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Inca, é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais prevalece entre os homens, representando cerca de 10% do total de todos os cânceres.
Prevenção do Câncer de mama
Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, deixar de lado os maus hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro, fazer exame clínico das mamas e mamografia para mulheres acima dos 50 anos todos os anos são formas simples de prevenção e redução dos índices desta doença. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, a primeira mamografia deve ser feita aos 30 anos.
Prevenção do câncer de próstata

Os homens devem começar a se preocupar em fazer exames preventivos a partir dos 45 anos da idade. O PSA (exame de sangue) deve ser feito anualmente para investigar se não existem anormalidades no órgão.

CÂNCER DE MAMA: NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA REDUZIR MORTALIDADE

Câncer de mama: novas recomendações para reduzir mortalidade
O Inca lançou sete novas recomendações para o tratamento de mulheres com câncer de mama. Conheça os sete!


O câncer de mama mata 12 mil mulheres por ano no país. Baseado neste número alarmante, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou, no dia 31 de outubro, sete novas recomendações para o controle do câncer de mama. As recomendações complementam as lançadas em 2010, quando os objetivos das ações foram prevenção e detecção precoce de tumores. As recomendações estão voltadas para as mulheres que já desenvolveram a doença e têm como finalidade melhorar a sobrevida delas.
Entre as recomendações, o paciente terá que iniciar o tratamento em três meses. Os tratamentos como quimioterapia e hormonioterapia deverão começar em 60 dias, enquanto a radioterapia deverá começar em, no máximo, 120 dias. O documento cita, ainda, equipes multidisciplinares para o tratamento das pacientes.
Segundo o Inca, as recomendações não têm força de lei, mas se aplicadas nos sistemas de saúde, têm potencial para reduzir a mortalidade por câncer de mama, o tumor que mais mata mulheres em todo o Brasil.
As sete recomendações:
1 – Ao ter o câncer de mama diagnosticado, a mulher deve começar o seu tratamento o mais breve possível, não ultrapassando o prazo máximo de 3 meses;
2 - O tratamento complementar de quimioterapia ou homonioterapia deve ser iniciado, no máximo, em 60 dias e o de radioterapia, no máximo, em 120 dias;
3 – A mulher com câncer de mama deve ter seu diagnóstico complementado com a avaliação do receptor hormonal. Ele é feito através de uma biópsia que irá medir um percentual dos receptores nas células tumorais;
4 – A paciente deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar especializada com cirurgião, oncologista, clínico e um radioterapeuta, além de enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta;
5 – A paciente deve receber cuidados em um ambiente que acolha suas expectativas e respeite sua autonomia, dignidade e confidencialidade;
6 - Todo hospital que trata câncer de mama deve ter Registro de Câncer em atividade;
7 – A mulher com câncer de mama tem direito aos cuidados paliativos para o adequado controle dos sintomas e suporte social, espiritual e psicológico.

CÂNCER: DICAS PARA VOCÊ ESPANTAR ESTE MAL!

Câncer: Dicas para você espantar este mal!
Veja o que é possível fazer para espantar esta temida doença!
O câncer é a doença mais temida da atualidade. As causas ainda são discutíveis, mas especialistas garantem que a boa qualidade de vida é, sim, uma aliada para quem quer se manter bem longe deste mal. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesta empreitada!
- Esqueça o cigarro. Este vício é um dos grandes causadores do câncer de pulmão, um dos que mais matam no país.
- Comer bem pode fazer toda a diferença. Estudos garantem que uma alimentação saudável reduz em até 40% as chances de sofrer da doença. Frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados são dicas essenciais.
- Beba com moderação! Quando o assunto é a bebida, os homens saem com uma ligeira vantagem. Eles devem se limitar a dois drinques por dia, enquanto as mulheres não podem tomar mais do que um. Vale lembrar que quem bebe deve ter uma rotina de exercícios físicos muito bem traçados. 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.
- Mande o preconceito embora! Se você é homem, vale à pena fazer o exame de próstata regularmente. A idade mínina para isso é discutível, por isso, consulte o seu médico e previna-se.
- Já as mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia anualmente. Aquelas com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos) ou as que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
- Ainda falando das mulheres, aquelas com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, o melhor é seguir as orientações médicas.
- Exames simples, como o de sangue, também devem ser realizados anualmente. Assim como o exame de urina e o de fezes. O sangue escondido nas fezes pode ser um indício da doença.
- Aquela velha história de protetor solar tem que ser lembrada! Evitar a exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e usar sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar são passos essenciais para a prevenção do câncer de pele.
- Nada de se esquecer dos dentes! Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

MAMOGRAFIA É UM GRANDE ALIADO NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Mamografia é um grande aliado na luta contra o câncer de mama
A mamografia é um exame que pode diagnosticar o câncer de mama e evitar a morte de muitas outras mulheres. 


O movimento Outubro Rosa, voltado para a luta contra o câncer de mama, lançou, no dia 4 de outubro, uma campanha que pretende conscientizar a população para a importância de as mulheres fazerem a mamografia com regularidade. Segundo especialistas, a mamografia pode diagnosticar o surgimento de um tumor na mama, além de ser uma grande aliada para aumentar as chances de cura e, consequentemente, reduzir as mortes causadas por este tipo de câncer.
Segundo especialistas, no Brasil, o câncer de mama é responsável por grande parte das mortes de mulheres de 15 a 49 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente neste ano devem ser registrados cerca de 50 mil novos casos da doença no Brasil. Ainda segundo o Inca, por ano, mais de 10 mil brasileiras morrem por causa do câncer da mama.
Dados do Ministério da Saúde revelam que existem no Brasil quase 1,3 mil mamógrafos em funcionamento, disponíveis para exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mostram também que este número é quase duas vezes maior do que o necessário para atender toda a população brasileira.
De acordo com o radioterapeuta Henrique Balloni, a maior parte dos tumores de mama quando diagnosticados no início apresentam taxas de cura elevadas, acima de 90%. Ainda segundo Balloni, exames como a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas podem indicar maior probabilidade do nódulo ser maligno ou benigno.
O Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa foi lançado no final dos anos 90 e é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes à doença. Com a aprovação do Congresso norte-americano, o mês de Outubro virou o mês de prevenção do câncer de mama.


Um comentário:

Penélope disse...

Sempre postagens relevantes! Um grande abraço