2.05.2012

EXCESSO DE PESO PODE CAUSAR CÂNCER

Excesso de peso pode causar câncer

Descubra os tipos da doença que são causados pela obesidade.

Se você já não aguenta mais escutar que se alimentar bem é uma questão, não só de corpo, mas também de saúde, pode se acostumar. Estudos recentes mostraram que o excesso de peso pode causar, além de problemas cardíacos, diabetes e hipertensão, a doença mais temida do século: o câncer.

Não por acaso, este foi o tema da campanha da União Internacional contra o Câncer deste ano. De acordo com especialistas, o mais importante é prevenir e combater a obesidade infantil, pois este é o jeito mais seguro de erradicar o aparecimento de substâncias que estimulam o surgimento de células precursoras de um tumor na fase adulta.

 O que acontece é que o tecido gorduroso produz fatores inflamatórios que, em abundância, favorecem a transformação de células saudáveis em cancerosas. Para prevenir o problema, a receita é muito simples: um cardápio equilibrado e um programa eficiente de atividade física.

E se você não gosta de alimentos naturais... Os nutrientes presentes em verduras, legumes e frutas não são apenas ótimos para a dieta, mas também atuam na prevenção do câncer. O licopeno do tomate e o betacaroteno do mamão e da cenoura são alguns exemplos destes nutrientes milagrosos, que têm ação antioxidante, ou seja, anulam os radicais livres que danificam o DNA das células.

Cânceres causados pelo excesso de peso:

Câncer de esôfago
Câncer de endométrio — o tecido que reveste o útero
Câncer de rim
Câncer de vesícula
Câncer de mama após a menopausa
Câncer de pâncreas
Câncer colorretal

Nenhum comentário: