3.19.2012

Sem culpa

Quer ficar de bem com você mesma? Siga oito passos para se libertar da culpa de vez!

Melissa Diniz - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site Bons Fluidos
culpa
Saiba exatamente como se sente em relação a determinada experiência dolorosa
Foto: Getty Images
Ruminar erros passados, cobrar-se excessivamente por resultados melhores e culpar-se - até pelo inevitável - torna a vida cinza e pesada. Siga oito passos para se libertar de vez da culpa e volte a ser feliz consigo mesma! As dicas são de Fred Luskin, do site Forgive for good:

1. Em vez de viver se culpando pelo que deu errado, coloque sua energia na busca por outro modo de realizar determinada tarefa ou acertar um mal-entendido.

2. Saiba exatamente como se sente em relação a determinada experiência dolorosa e, em seguida, compartilhe esse sentimento com alguém de confiança, um amigo ou seu terapeuta.

3. Faça um pacto consigo mesma de fazer o que for preciso para se sentir melhor. O perdão é algo que diz respeito tão-somente a você e a mais ninguém.

4. O autoperdão ajuda a cicatrizar velhas feridas, mas é preciso entender que seu sofrimento vem de pensamentos cultivados hoje, portanto, mude o foco.

5. No momento em que se sentir magoada ou triste consigo mesma, faça uma atividade positiva, que lhe traga prazer.

6. Pare de esperar que os outros mudem seu comportamento e o modo de tratá-la. Sua felicidade depende exclusivamente de suas ações e atitudes.

7. Lembre-se de que uma vida feliz e bem vivida é sua melhor vingança. O autoperdão aumenta seu poder pessoal.

8. Pare de se lembrar do que perdeu e de como sofreu, passe a se lembrar de como deu a volta por cima e como se sente mais forte hoje.

Sentimentos Ruins

 Sentimentos que fazem mal à saúde e ao bem-estar e entenda como eles agem

Rafaella Sousa
Conteúdo do site ANAMARIA

Controlar os sentimentos ruins é a chave para a prevenir alguns problemas de saúde
Foto: Getty Images
Cultivar sentimentos ruins pode ser muito pior do que se imagina. Essa atitude é capaz de gerar sérios problemas de saúde e bem-estar. Confira então 5 dos mais sérios e comece agora mesmo a mudar de atitude.

Ansiedade

Ficar ansiosa por qualquer motivo causa taquicardia, insônia e compulsões, como roer unhas, fumar ou comer muito.

Culpa

Ela pode causar dores e tensões. Um estudo da Universidade de Duke, dos Estados Unidos, mostrou que pacientes com dores nas costas melhoraram após serem perdoados por coisas que fizeram no passado.

Medo

O medo protege em certas situações, mas em excesso pode paralisar ou acarretar doenças como depressão e síndrome do pânico.

Estresse

Pode provocar infarto e derrame, já que libera substâncias que mudam o funcionamento do coração e estreitam as artérias. Tome cuidado com ele.

Tristeza

Às vezes, é impossível evitar a tristeza. Mas ficar constantemente triste faz com que nossa mente cultive a angústia e libere hormônios que nos deixam mais suscetíveis a vários tipos de doença.

Entenda como os sentimentos ruins agem

Quando não estamos satisfeitas com nossa vida, chegamos à fase que os especialistas chamam de "exaustão". Isso significa que nosso organismo libera - por um longo período - uma substância que reduz a imunidade, chamada cortisol. "Assim, ficamos mais sensíveis a infecções, alergias e até doenças", diz Geraldo.



Nenhum comentário: