5.02.2012

Acidez de bebidas energéticas prejudica esmalte dos dentes


Estudo publicado por academia americana de odontologia alerta sobre efeito corrosivo

Um estudo publicado pela Academia de Odontologia Geral, dos Estados Unidos, alerta que o hábito de consumir bebidas energéticas e isotônicos pode causar um dano irreversível no esmalte dentário. O trabalho explica que os níveis de acidez encontrados neste tipo de bebida pode iniciar, em alguns casos, o efeito corrosivo sobre o esmalte já depois de cinco dias de consumo.
Os pesquisadores examinaram o nível de acidez em 13 marcas de bebidas esportivas para reidratação, como os isotônicos, e nove de energéticos. Foi descoberto que o nível de acidez pode variar entre as marcas e até entre sabores de uma mesma marca.
O autor do estudo, o pesquisador Poonam Jain, da Universidade de Southern Illinois, explicou que adultos consomem este tipo de bebida com a ideia de que vão melhorar a performance esportiva e os níveis de energia, além de considerá-los melhores para eles que refrigerante. Mas se espantam ao saber que os energéticos e bebidas esportivas estão banhando seus dentes com ácido.
Os energéticos mostraram, de acordo com a pesquisa, um potencial de dano duas vezes maior que os isotônicos e demais bebidas esportivas. O estudo registra que entre 30% e 50% dos adolescentes americanos consomem energéticos, e 62% tomam bebidas especiais para hidratação em atividade física pelo menos uma vez ao dia, o que torna importante informar pais e jovens adultos sobre os efeitos ruins desta categoria de produto.
De acordo com a Academia de Odontologia Geral, o dano no esmalte dentário é irreversível e, sem a proteção do esmalte, os dentes se tornam mais sensíveis e expostos a cáries. Uma dica importante é não escovar os dentes até uma hora depois de consumir este tipo de bebida, para que a escovação não espalhe a acidez pela superfície dentária.

 
.

Nenhum comentário: