5.05.2012

CIÚME NA MEDIDA CERTA

Se Você Ciumento ou Ciumenta dê a volta por cima

Preste atenção, porque sua felicidade pode depender de pensar sobre esse assunto e começar a mudar.
O principal segredo contra o Ciume é o Amor próprio. Seja auto-confiante. Se você constatou, se tem certeza que a pessoa te trai, tenha consciência de que ela simplesmente não te merece! Não merece seu tempo, sua atenção, seu carinho e seu sofrimento, nao merece ver uma lágrima sua.
Cai fora e não se diminua! Você merece algo melhor!
Veja bem, só se tiver certeza, NUNCA se ridicularize com hipóteses, é patético. Não fique perseguindo o outro. Se a situação já está assim é porque está na hora de fazer um balanço se vocês devem ou não continuar juntos. Relacionamento que aprisiona é um relacionamento doente, que tende causar muitas dores, desconfortos e tristezas, mais do que alegrias. É um relacionamento que não vale a pena. Para valer a pena tem que mudar de atitude.
E o que realmente provoca o ciúme? pense muito nisso.
O ciúme geralmente acontece por insegurança, qdo achamos que não somos bons o suficiente para uma pessoa e queremos nos certificar disso, ou, no pior dos casos, por vaidade.
Como assim vaidade? Explico: Medo de que a pessoa vá "ferir seu ego" Medo de ser enganada e sentir que foi feita de idiota, passado para trás, ou seja, nem é medo de perder a pessoa amada!!! é medo se ser feito de tonto e dos outros saberem!
Ora se amar nos deixa bobos, paixão nos deixa loucos, podemos sim ser idiotas de vez em quando, mas isso NUNCA deve ser mais importante que nosso amor próprio.
O amor próprio apurado não permite que façamos barraco por ciúme, pq devemos considerar que valemos mais do que quem nos trai. Um amor próprio de valor nos mantém acima disso. Pois sabemos que se o relacionamento terminar temos muitas qualidades e atrativos na personalidade que nos trarão companhias melhores.
Se descobrimos uma traição vamos ficar com raiva, desiludidos, vamos nos sentir idiotas do mesmo jeito, mas não se pode descer do salto, fazer barraco, cena de ciúme porque isso é o que nos inferioriza, prova que o ciumento(a) não confia na sua capacidade e que acha que pode ser trocado a qualquer momento. Nada mais broxante que isso.
Então qdo 'rolar um ciúme', pense duas vezes, respire fundo e lembre, "eu tenho mais valor do que isso e se fulano(a) me trair quem sai perdendo é ele(a). Para me reconquistar vai ter que rastejar porque outros vão querer e a fila anda"
Lembre também que confiança é uma conquista, que para ter é preciso conceder. Não adianta exigir da pessoa se você não dá segurança ao outro ou se tem ciúme até da sombra...
Ame a si mais do que qualquer pessoa pode te amar e não faça ao outro o que não quer para si.Um pouco de ciúme faz qualquer um se sentir amado. Porém, quando as cobranças e inseguranças são excessivas, podem desgastar um relacionamento. “Existe o ciúme normal de quem gosta e cuida. Mais do que essa pequena dose, se torna patológico”, afirma a psicanalista e terapeuta de casais Albangela Ceschin Machado.

Ainda de acordo com a especialista, uma boa conversa pode ajudar bastante a melhorar a qualidade de relacionamento entre você e a parceira ciumenta: “Basta mostrar para a sua namorada que existe confiança, através de um diálogo sincero em ambos exponham seus medos e inseguranças”, complementa. E seja claro: “Fale que o ciúme está atrapalhando”, diz a especialista.

O ciúme muitas vezes é fruto de uma insegurança da parceira. Mostre a importância que ela tem para você. “A mulher precisa saber o que representa para você”, ressalta a terapeuta. “Por fatores culturais, muitas mulheres acreditam que todo homem trai. É preciso mostrar para elas, também através do diálgo, que você não é assim”, diz Machado.

As suas atitudes também são importantes para evitar as crises de ciúme da namorada. “Às vezes, por insegurança, o homem, para mostrar que é desejado, acaba jogando charme ou até mesmo fazendo um jogo de sedução com outra pessoa, isso com a namorada por perto. Esse tipo de situação gera desconforto na parceira e precisa ser evitado”, observa a terapeuta. Manter a qualidade da vida sexual do casal também é fundamental para deixar sua namorada mais confiante. “Mudanças na frequência ou na qualidade do sexo podem gerar desconfiança na mulher. E, se não há um diálogo, o que fica sem resposta começa a virar fantasia”, detalha

Ciúmes - só na medida certa!

Categoria: Relacionamento Saudável
Por: Carol Waldeck
"Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades." (Cervantes)
Cíumes – uma das características de personalidade que mais destroem relacionamentos.

Existe o ciúmes normal, sadio, aquele que todos sentimos por alguém ou algo que queremos muito. Quando o(a) parceiro(a) repara em outra pessoa que entra em um bar, sentimos ciúmes porque gostamos de exclusividade e atenção. Ciúmes moderado e normal é gostoso, faz bem e mostra preocupação.

Mas aqui, queremos abordar outro tipo de ciúmes: o patológico. Aquele que destrói relacionamentos, que machuca muita gente, que faz com que o ciumento viva mal e estrague a vida do(a) companheiro(a).

Como já disse Roland Barthes “Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e principalmente por ser comum.". E essa é a mais pura realidade. As pessoas ciumentas não gostam de ser assim, reprovam esse sentimento porque sabe que ele não faz bem e com isso não se aceita. Machuca o outro com intrigas, paranóias, pensamentos obsessivos e desconfianças sem fundamento e depois se sentem mal por terem agido, pensado e cobrado.

A primeira regra para um relacionamento saudável é: deixe o ciúmes paranóico de lado. Ele só transmite insegurança e baixo auto-estima. Você precisa confiar acima de tudo no(a) parceiro(a) e nas coisas que ele(a) diz. Viver em um mundo de fantasia e imaginação só vai te afastar da sua cara metade. Nem o maior amor do mundo sobrevive a controle, desconfiança, inquéritos sem fundamento e cobranças.

As pessoas precisam de espaço. Dê esse espaço e ele(a) voltará. Prenda e tudo que vai conseguir é que o outro tenha vontade de conquistar sua liberdade.

Um relacionamento saudável, acima de tudo, tem que estar baseado na confiança.
Cíumes indica falta de confiança em si mesmo. Sendo ciumenta(o) você transmite uma mensagem que diz que você não se valoriza e não acredita no amor que ele(a) diz existir e afirma que existem pessoas muito melhores que você, que você é simplesmente substituível.

Pense bem: seu(sua) parceiro(a) está com você por opção dele(a). Ninguém o(a) obrigou a ficar com você. Ele(a) viu em você algo especial e quer manter isso. Portanto, não destrua o que pode ser uma linda história de amor; não afaste sua possível cara metade porque você não controla seu ciúmes e tem medo de perder.

Homens ciumentos: as mulheres são atraídas por um sentimento de confiança. Se você for muito ciumento ela vai concluir que você não confia em si mesmo e com isso não conseguirá te respeitar. E se ela não conseguir te respeitar, não vai poder te amar.

Mulheres ciumentas: seu homem está com você por que quer. Então seja a companheira ideal, ria com ele em todos os momentos, deixe ele sair e beber com os amigos, aproveite para construir a relação e não destruir. Não dê motivos para que ele queira encontrar em outra algo que ele não consegue encontrar em você: respeito por seus sentimentos.

Ambos: permitam que seu(sua) parceiro(a) tenha espaço, ache ótimo quando ouvir que ele(a) vai sair com amigos, que vai a uma despedida de solteiro(a), aceite amigos do sexo oposto, incentive o lazer sozinho. Não controle, não proíba, não questione. Tolere, ame, respeite. Com isso você terá um relacionamento saudável e a pessoa que ama voltará orgulhosa para você… sempre. Feliz por ter alguém compreensivo, que o(a) entende e divide todos os momentos, mesmo não estando juntos. Não deixe fantasias tomarem conta do seu pensamento, não bisbilhoteie celular, carteira, agenda, emails atrás de prova de algo. Muitas vezes um número equivocado, um email de alguém que não significa nada pode resultar na perda do seu amor.

Portanto, tenha um relacionamento baseado no compromisso, respeito, admiração, convivência saudável.

Nenhum comentário: