4.29.2012

Dor de cabeça pode ser de origem psicológica

Bye Bye Dor de Cabeça

Quem nunca teve dor de cabeça? Não são muitas as pessoas que desconhecem esse incômodo. 

Por 20 anos eu fui escrava dessa dor! E por muito tempo eu acreditava que era um problema genético já que muita gente na minha família padece desse mal. 

Então de repente uma TPM chegou e a dor de cabeça não apareceu. Epa! Pensei... isso é novo!!! 

Pois todo santo mês a dor de cabeça aparecia nesse período. As vezes forte, a ponto de eu precisar tomar uma injeção, as vezes fraca onde uma massagem resolvia... mas a maioria das vezes era uma dor que a neosaldina ou dipirona davam conta de eliminar. Mas uma coisa era certa: eu tinha um frasco de analgésico na bolsa e um em casa. Não deixava faltar nunca! E simplesmente porque eu sabia que cedo ou tarde a dor ‘daria as caras’. 

Quando no mês seguinte, novamente a TPM apareceu desacompanhada desse sintoma eu realmente fiquei muito surpresa. Peraí, como assim? Em 20 anos isso nunca tinha acontecido! 

Então fui falar com meu psicanalista :  
E ele me contou que do ponto de vista da psicanálise, dor de cabeça é ódio reprimido. E agora porque eu estava fazendo análise estava conseguindo me livrar desse sintoma. 

Disse ainda que a dor de cabeça, no sentido próprio é uma forma de tirar o foco mental. No ódio, a parte mental e racional, ficam como que procurando uma vingança. Esta forma de pensar é muito destrutiva. E sobrecarrega o sistema psíquico porque uma destrutividade tão forte, só pode ser efetuada por um ser muito forte também. Isto provoca uma inflação do Ego. 

Segundo ele, é muita energia concentrada no próprio sujeito. E nisso surge um aspecto sádico-narcisista que tende a um surto psicótico. E o corpo de um Ego, que seja parcialmente saudável não quer isso. Como que sendo uma punição, surgem sensações de mal estar, que o aparelho psíquico provoca, disparando a pituitária, que dispara as glândulas supra renais e liberam na corrente sanguínea, adrenalina e cortisol. Isso acelera o coração e contrai os vasos sanguíneos. O que pode causar um pequeno ferimento em algum capilar, pelo aumento de pressão sanguínea, nas meninges ou próximo do nervo ótico, o que resulta na dor de cabeça, ou enxaqueca. 

Isso explica bem a lateralidade da enxaqueca, ou porque pode durar dias, ou porque é recorrente, quando sua origem pode estar em um conteúdo reprimido no inconsciente desde a infância, ou gestação. 

Claro que fora isso, existem fatores orgânicos que podem ser detectados em exames de imagem. 

Para o psicanalista Groddeck a doença sempre tem um objetivo. 

Assim como Freud colocou que o sintoma é o deslocamento do reprimido, durante a vigília. 

Então, em Groddeck há a afirmação de que se um paciente sofria de dores de cabeça, estas o impediam de refletir e de pensar. 

O objetivo da doença, portanto, deveria ser justamente esse. Entendem? A dor aparece para mascarar o pensamento!!! 

Em Freud, há um aprofundamento colocando a dor de cabeça como um desejo reprimido deslocado. Há um entendimento que o inconsciente é simultaneamente psíquico e somático. 

Goleman nos diz que o estudo confirma que as emoções perturbadoras fazem mal à saúde em certa medida. Descobriu-se que pessoas que sofriam de ansiedade crônica, longos períodos de tristeza e pessimismo, apresentavam doenças como asma, artrite, dores de cabeça, úlceras pépticas e males cardíacos. 

Em um artigo sobre a co-relação da enxaqueca e a psicossomática, li que Johnson e muitos outros psicanalistas deram especial atenção às enxaquecas. Nelas o pano de fundo emocional caracteriza-se por raiva e hostilidade intensas, crônicas e reprimidas, e sua função é proporcionar alguma expressão ao que não pode ser expresso ou mesmo admitido diretamente. 

As enxaquecas são investidas agressivas ou ataques vingativos e tendem a ocorrer em situações de intensa ambivalência emocional, ou seja, em relação a indivíduos que são ao mesmo tempo amados e odiados. 

Como cita Sacks, as enxaquecas surgem não como expressões de um distúrbio emocional agudo, mas como expressões de necessidades emocionais crônicas e, em geral, reprimidas. 

E para finalizar, já faz seis meses que não sei o que é ter dor de cabeça. Durante esse período de libertação, houve um fato isolado que QUASE me trouxe a maldita dor de volta. Alguém realmente conseguiu me tirar do sério em uma conversa e eu fiquei tão tensa que por muito pouco a dor não me pegou. Pra mim isso só serviu pra confirmar que a dor de cabeça está relacionada à raiva, ódio e assim por diante. 

Bom, eu estou muito feliz por não estar mais reprimindo o ódio a ponto de ser prisioneira dessa dor. 

Então fica a dica: se você tem dores de cabeça que não sejam de origem orgânica, e quer se livrar delas, não reprima emoções assim, e de preferência, faça análise ; 
Fonte: Re tecendo a vida 



Cefaleias tensionais


As cefaleias tensionais devem-se à tensão muscular no pescoço, nos ombros e na cabeça. A tensão muscular pode ser consequência de uma posição corporal incorrecta, de stress social ou psicológico ou do cansaço.
Sintomas e diagnóstico
As cefaleias tensionais manifestam-se geralmente de manhã ou às primeiras horas da tarde e pioram ao longo do dia. Muitas vezes, sente-se uma dor mantida e moderada sobre os olhos ou a nuca, ou então uma sensação de pressão forte (como uma fita apertada à volta da cabeça), que pode acompanhar a dor. Esta pode abranger toda a cabeça e por vezes irradiar para trás, para a nuca até aos ombros.
Para distinguir as cefaleias tensionais das perturbações mais graves, o médico tem em conta a duração da dor e como o doente a descreve quanto à sua localização, o que a provoca e o que a alivia e se está associada a outros sintomas, como enjoo, fraqueza, perturbações sensitivas ou inclusive febre. A dor de cabeça de aparecimento recente que acorda a pessoa e é invulgarmente aguda, contínua, que aparece a seguir a um traumatismo craniano, ou coincide com outros sintomas como formigueiro, debilidade, falta de coordenação, alterações da visão ou desmaios, é muito provável que não seja uma cefaleia tensional. Pode acontecer que a causa seja um processo grave que exija uma avaliação pelo médico o mais cedo possível. Por exemplo, as cefaleias por um tumor cerebral ou por outra causa costumam ser de aparecimento recente, progressivas, piorando da manhã para a tarde, não estar associadas com o cansaço nem com o trabalho, ser acompanhadas de falta de apetite e de náuseas e melhorar ou piorar quando a pessoa muda de posição (ao deitar-se ou levantar-se).
Tratamento
É possível frequentemente prevenir ou controlar as cefaleias tensionais evitando ou entendendo o stress que as provoca e procurando remédio para ele. Uma vez iniciada a cefaleia, podem dar algum alívio as massagens suaves nos músculos do pescoço, dos ombros e da cabeça, o deitar-se e relaxar--se durante alguns minutos ou o uso da biorretroação

Diferenças entre as dores de cabeça
Tipo ou causa Características Provas de diagnóstico
Tensão muscular (é a cefaleia mais frequente) As dores de cabeça são frequentes; a dor é intermitente, moderada e aparece na parte anterior e posterior da cabeça, ou então a pessoa experimenta uma sensação generalizada de tensão ou rigidez. Exames para afastar a possibilidade de uma doença orgânica, avaliação dos factores psicológicos e da personalidade.
Enxaqueca A dor inicia-se no olho ou à volta deste, ou na têmpora, espalha-se um ou a ambos os lados, afecta habitualmente toda a cabeça, mas pode ser apenas de um lado, notam-se as pulsações e é acompanhada de perda de apetite, náuseas e vómitos.
O doente sofre crises periódicas semelhantes durante um tempo prolongado. Quase sempre as crises são precedidas por alterações no estado de espírito, perda de apetite e visão de pontos pretos cintilantes. Por vezes, mas raramente, o doente nota perda de força num lado do corpo. Muitas vezes a enxaqueca incide em famílias.
Se existem dúvidas acerca do diagnóstico e se a dor de cabeça é de aparecimento recente, recomenda-se um exame através de uma RM ou de uma TAC.
Dor de cabeça agrupada ou acumulada A crise é de curta duração (1 hora), a dor é intensa e sente-se de um lado da cabeça. As crises são episódicas em grupo (com períodos livres de dor) e verificam-se sobretudo nos homens. As pessoas manifestam os seguintes sintomas no mesmo lado da dor: edema por debaixo do olho, secreção nasal, olhos chorosos. Medicamentos para tratar a enxaqueca para o caso de serem eficazes (por exemplo, sumatriptano, metisergida) ou então fármacos vasoconstritores, corticosteróides, indometacina ou inalação de oxigénio.
Pressão arterial elevada (hipertensão) É uma causa pouco frequente de dor de cabeça, excepto nas pessoas afectadas pela hipertensão grave que aparece e desaparece como consequência de um tumor da glândula supra-renal. A dor é acompanhada de palpitações, surge em crises e observa-se na parte posterior ou superior da cabeça. Exames laboratoriais: análises de sangue e estudos da função do rim.
Problemas dos olhos (irite, glaucoma) A dor verifica-se na parte anterior da cabeça ou nos olhos ou por cima destes, é moderada ou intensa e muitas vezes piora depois de se utilizar muito a vista. Exames dos olhos.
Problemas dos seios perinasais A dor é aguda ou subaguda (não crónica), sente-se na parte anterior da cabeça, é leve ou intensa e habitualmente é pior de manhã, aumenta á tarde e piora com o clima frio e húmido.
A pessoas tem antecedentes de uma infecção das vias respiratórias superiores, dor numa parte da cara, nariz congestionado ou com secreção.
Radiografias dos seios perinasais.
Tumor cerebral A dor é de início recente, intermitente e pode ser leve ou intensa, pode produzir-se num ponto ou em toda a cabeça. A pessoa pode sentir um enfraquecimento de progressão lenta num lado do corpo, convulsões, alterações visuais, perda da fala, vómitos, alterações no estado mental. Exames por RM ou TAC.
Infecção cerebral (abcesso) A dor é de início recente, intermitente e vai de leve a intensa e pode-se verificar num ponto ou em toda a cabeça. A pessoa pode ter sofrido anteriormente infecções dos ouvidos, dos seios perinasais ou dos pulmões ou então de reumatismo ou de uma doença congénita do coração. Exames por RM ou TAC.
Infecção das membranas que cobrem o cérebro (meningite) A dor é de início recente, constante, intensa e em toda a cabeça e desce pelo pescoço. A pessoa sente-se doente, febril e tem vómitos, tudo isso precedido de uma dor de garganta ou de uma infecção respiratória; tem dificuldade em dobrar o pescoço e apoiar o queixo sobre o peito. Análise de sangue, punção lombar.
Acumulação de sangue à volta do cérebro:
1.Hematoma subdural
2.Hemorragia subaracnóidea
1.A dor é de início recente, intermitente ou constante, de leve a intensa; pode surgir num ponto ou em toda a cabeça; desce pelo pescoço.
A pessoa sofreu uma lesão anterior, pode apresentar oscilações no seu nível de consciência.
2.A dor é de início súbita, difusa, intensa e constante; por vezes, pode sentir-se no olho ou à volta do mesmo; a pálpera fecha-se.
1.Exames por RM ou TAC.
2.Exame por RM ou TAC: se o resultado for negativo, punção lombar.
Sífilis
Tuberculose
Criptococose
Sarcoidose
Cancro
A dor é de leve a intensa e sente-se em toda a cabeça ou na parte superior desta.
A pessoa tem febre moderada e uma história de sífilis, tuberculose, criptococose, sarcoidose ou cancro.
Punção lombar.

Um comentário:

Unknown disse...

muito interessante.. parabens pelo assunto e por ter conseguido de "curar" desse mal...