5.03.2012

MÁSCARAS FACIAIS

MÁSCARAS FACIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

Máscaras faciais e seus benefícios
Máscaras faciais servem para todos os tipos de pele. Saiba mais!

As máscaras faciais têm o poder de limpar, hidratar, nutrir, combater a acne e, ainda, firmar a pele. Desde as famosas receitas da vovó até as mais sofisticadas, de marcas caras, esses cremes são usados para reverter sinais de envelhecimento ou ajudar na prevenção. Segundo especialistas, as máscaras possuem, geralmente, maior concentração de ativos funcionais, com grande espectro de ação e tratamento profundo.
Mas, você sabe a diferença entre máscara facial removível e incorporada à pele? Sabe qual a melhor para o seu tipo de pele? O especialista em cosmetologia Paschoal Rossetti Filho esclarece algumas dúvidas que serão fundamentais na hora da melhor escolha.

1. Como escolher uma máscara facial de acordo com o tipo de pele?
Escolha pela textura. Se a pele apresentar sinais ou tendência ao ressecamento, prefira máscaras mais pesadas, mais cremosas. Caso tenha pele mais oleosa, prefira as máscaras mais finas, como o sérum. Porém, para todos os tipos de pele, as máscaras líquidas, capazes de nutrir, hidratar e tensionar a pele são as mais indicadas.

2. As máscaras faciais servem para todos os tipos de pele?
Sim, apenas é necessário tomar o devido cuidado com peles reativas ou portadores de rosácea, lúpus e herpes de caráter cutâneo. Nestes casos, o melhor é pedir indicação para um dermatologista.

3. Qual a diferença entra uma máscara facial removível e uma incorporada à pele?
As máscaras removíveis são as mais tradicionais. Normalmente, são aquelas do tipo “peel of”, que se puxa após a aplicação. Mas, muitas vezes elas não permeiam os ativos funcionais e ainda removem ativos passados previamente. As máscaras incorporadas, como sérum ou creme, além de possuírem melhor permeação contam com um maior tempo de ação sobre a pele. Elas ainda apresentam textura muito fina e suave.

4. Quais são os benefícios das máscaras de argila?
Depende do tratamento no qual ela é utilizada. As máscaras de argila são ótimas para desintoxicar a pele, pois promovem a limpeza profunda dos poros. Hoje, temos no mercado argilas com finalidades distintas que podem controlar a oleosidade, melhorar a acne, nutrir e até mesmo dar efeito tensor. As formulações mais modernas de máscaras de argila já adicionam ativos funcionais. Um exemplo disso é o polihidroxiacido gluconolactona, que pode ser associado à argila verde para controlar oleosidade, ou alguns minerais (zinco, cobre e selênio) e vitaminas C, E, B3, e B6 que atuam com a argila branca na nutrição e hidratação da pele.

5. Quais os ativos que uma máscara deve conter para a pele seca/ressecada, pele oleosa/acneica, pele mista e pele sensível?
Para todos os tipos de pele indico máscara nutritiva, formulada a partir de vitaminas E, C e complexo B, além de peptídeos, óleo de canola e de girassol (como são óleos vegetais podem ser aplicados também na pele oleosa). Para peles secas e/ou sensíveis, recomendo máscara de argila branca com alta concentração de silício, enriquecida com glicerina, glicóis e lactato de amônio, com grande capacidade de retenção da umidade sobre a pele, mantendo a integridade do manto hidrolipídico. Esta máscara deve conter ainda oligoelementos como zinco, cobre, magnésio e ferro. Já para pele acneica, o mais indicado é uma máscara secativa com ácido salicílico.

COSMÉTICOS COM MINERAIS ORGÂNICOS FAZEM BEM À PELE

Cosméticos com minerais orgânicos fazem bem à pele
Cosméticos minerais são ótimas opções para deixar a pele mais bonita. Conheça os minerais mais usados.

O universo dos cosméticos cresce a passos largos e as opções para cada tipo de pele são as mais diversas. As mulheres que usam e abusam de maquiagem são as que mais sofrem para manter a pele sempre bem cuidada. Uma boa dica para manter a pele sempre bela é o uso de cosméticos com minerais orgânicos.
Segundo especialistas, os cosméticos com minerais 100% orgânicos são elaborados a partir de substâncias extraídas do solo, vegetais ou frutas. Um dos maiores atrativos deste tipo de cosmético fica por conta de serem retirados da natureza sem a aplicação de agrotóxicos ou aditivos.
De acordo com a médica Sylvana Braga, entre os benefícios que alguns minerais oferecem está a remoção da oleosidade excessiva da pele, retirada de impurezas e toxinas. Eles ainda possuem propriedades calmantes e antiinflamatórias, que protegem a pele de infecções e contaminações de microorganismos. Os principais minerais usados em cosméticos são:
Silício - Excelente para pele e cabelo. Tem ação antiinflamatória, anti-estresse, melhora a circulação sanguínea favorecendo a multiplicação celular e auxiliando no combate às rugas e flacidez cutânea.

Magnésio - Induz a formação de colágeno e ajuda na manutenção do gel celular da pele.

Titânio – Ótimo para pele oleosa. Inspirado nos oligoelementos do mar morto, forma colágeno, é purificante e melhora a flacidez cutânea e a hidratação da pele.

Cobre - Aumenta a elasticidade e a firmeza da pele. Hidrata e previne o aparecimento de estrias.

Potássio – Indicado para combater o envelhecimento cutâneo. Melhora a circulação sanguínea, tem ação adstringente e purificante. Indicado para peles sensíveis.
Os minerais podem ser usados também em shampoos, cremes, loções hidratantes, cremes para pentear, condicionadores e máscaras. Ainda segundo os especialistas, esses produtos são mais puros e saudáveis e não trazem danos à pele e aos cabelos.

MÁSCARAS DE FRUTAS AJUDAM A MANTER A PELE DO ROSTO SAUDÁVEL

Máscaras de frutas ajudam a manter a pele do rosto saudável
Dicas baratas e eficazes!



Você passa boa parte da sua vida ouvindo que precisa comer frutas, não é mesmo? Afinal, elas são ótimas fontes de vitaminas e minerais. E nem adianta tentar argumentar contra, porque quem diz isso tem toda a razão. Mas, também existe uma maneira de aproveitar os benefícios das frutas sem precisar ingeri-las. Sabe como? Passando na cara!

Isso mesmo! Além de serem boas para a saúde, as frutas são maravilhosas para hidratar e tonificar a pele do rosto. Não é à toa que cresce cada vez mais o número de cosméticos à base delas nas prateleiras de farmácias e supermercados. Mas, é preciso tomar alguns cuidados se não quiser ter problemas. O ideal é que toda máscara facial à base de frutas seja aplicada à noite, para evitar que sua acidez natural não acabe prejudicando a pele quando em contato com o sol. Frutas cítricas, como o limão, não podem ser usadas em hipótese alguma.

Veja algumas sugestões caseiras que funcionam de acordo com cada tipo de pele e alcance já os resultados desejados.

Máscara de Pêra
Feita duas vezes por semana, deixa qualquer tipo de pele mais limpa e luminosa. Descasque uma pêra madura e amasse-a até que fique com a consistência de uma pasta. Espalhe pelo rosto, lembrando de proteger a área dos olhos, boca e cavidades do nariz. Deixe agir por alguns minutos e depois lave o rosto e retire o excesso.

Máscara de pêssego
Como vai bem para todos os tipos de pele, é ideal para quem não quer correr o risco de errar. Retire a polpa de dois pêssegos maduros, amasse e misture com uma colher de sopa de farinha de trigo. Espalhe o creme no rosto e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.

Máscara de abacaxi
Descasque o abacaxi e corte a polpa em pedaços. Misture duas colheres de sopa da fruta, duas colheres de sopa de farinha de trigo e quatro colheres de sopa de farinha de arroz. Mexa os ingredientes até obter uma massa consistente. Passe a máscara no rosto e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue o rosto com água morna. Peles normais a oleosas se dão bem com este tipo de máscara.

Máscara de abacate
Por causa de alto teor de gordura da fruta, a máscara é indicada somente para peles secas. Descasque e corte o abacate em pedaços. Amasse bem e misture com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.

CHOCOLATE E TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Chocolate e tratamentos estéticos
Se na dieta ele é rejeitado, no nosso visual ele pode ser muito bem-vindo!

A Páscoa combina com chocolate, mas chocolate não combina tanto assim com dieta. Mas, quando o assunto é beleza, este alimento, tão criticado por quem quer emagrecer, se transforma em um doce aliado. Confira alguns tratamentos estéticos à base de chocolate.
Para os cabelos
- A escova de chocolate se transformou em uma das queridinhas das mulheres que gostam de manter as suas madeixas sempre lisas. Lançada logo após o sucesso da progressiva, ela veio como uma alternativa na diminuição do uso do formol.
- O banho de cacau é um tipo de hidratação que devolve brilho e vitalidade aos fios. Por ser rico em gordura e um ótimo antioxidante, esta fruta, que dá origem ao chocolate, hidrata e protege o cabelo contra o envelhecimento. Sim, o seu cabelo também envelhece!
Para o rosto
- Algumas máscaras caseiras à base de cacau ou manteiga de cacau são verdadeiras fontes de nutrição para a nossa pele. Há quem diga que o seu consumo é responsável pelo aparecimento de espinhas, mas pode ter certeza, que os tratamentos combatem estas vilãs!
Para relaxar
- Há tempos que os spas estão investindo no chocolate com o objetivo de relaxar as suas clientes. Mas, nem pense que isso se dá através do seu consumo! O segredo é apostar nos banhos e massagens à base de chocolate. Tudo isso, é claro, contando com banheiras imensas e especialistas eficientes. O bom é que você relaxa e hidrata a pele ao mesmo tempo!

USE O CHOCOLATE A FAVOR DA SUA BELEZA

Use o chocolate a favor da sua beleza
O chocolate deixa de ser visto como um vilão e passa a ser usado de diversas formas em tratamentos de beleza.


Quem nunca escutou dizer que chocolate faz mal à pele, que engorda e que causa sérios danos à saúde? Bem, entre mitos e verdades, pode-se dizer que chocolate engorda sim e que, se consumido em excesso, como qualquer outro doce, pode causar ou agravar algumas doenças.

Mas, quando o assunto é a pele... Esquecendo aquela velha discussão que “chocolate dá espinha”, você sabia que esse alimento é um ótimo aliado nos tratamentos estéticos? Para te ajudar a dar um “up” no visual, preparamos três receitas à base de chocolate: Uma para esfoliar a pele, outra para hidratar a pele, e uma terceira para te ajudar a aliviar o estresse do dia-a-dia. Confira!

Máscara hidratante de chocolate:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de chocolate amargo
1 colher de sopa de argila rosa (encontrada em lojas de produtos naturais)

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria. Quando já estiver bem líquido, retire do fogo e misture a argila. Espere amornar e espalhe por todo o rosto, exceto a área dos olhos e da boca. Deixe agir por cerca de 20 minutos e, depois, lave o rosto com sabonete neutro e água.

Benefícios: Essa máscara tem ação tensora, revitalizante e nutritiva.
Contra-indicação: Peles oleosas e com espinhas.

Máscara esfoliante:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de cacau em pó
½ xícara de chá de leite

Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture os ingredientes até que formem uma pasta. Espalhe por todo o rosto, fazendo movimentos circulares, por cerca de 10 minutos. Retire a máscara, primeiramente, só com água e depois lave o rosto com um sabonete neutro.

Benefícios: Renova as células do rosto.
Não há contra indicação

Escalda-pés

Ingredientes:
3 copos de água morna
2 colheres de sopa de cacau em pó
5 gotas de óleo de essência de menta
5 gotas de óleo de essência de eucalipto
Pétalas de rosas brancas ou rosas

Modo de preparo:
Em uma bacia misture a água ao cacau e, depois, acrescente os óleos e as pétalas de rosas. Mergulhe os seus pés e deixe-os submersos por cerca de 20 minutos. Lembre-se que para conseguir relaxar por completo, você deverá estar em uma posição aconchegante e um ambiente tranqüilo. Depois, tome banho normalmente!

Benefícios: Esse tratamento faz com que você se sinta relaxado e, ainda, hidrata a pele dos pés.
Não há contra-indicação.

Nenhum comentário: