5.03.2012

Hixizine (anti-histamínico que combate as manifestações alérgicas)

Laboratório  Theraskin

Apresentação de Hixizine compr.: emb. c/ 3 bl. de 10 comp.. sol. oral: fr. de 120 ml. Cada comp. sulcado de Hixizine contém 25 mg de cloridrato de hidroxizina. Cada ml da sol. oral contém 2 mg de cloridrato de hidroxizina.

Indicações

Hixizine é o anti-histamínico de eleição no tratamento de dermatite atópica e urticária. É indicado no tratamento sintomático de : - manifestações alérgicas diversas: urticária, angioedema, rinite, conjuntivite, dermografismo e prurido. - náuseas, vômitos, vertigens, doença de Meunière. - tosses alérgicas - manifestações menores de ansiedade.

Contra-indicações

- Hipersensibilidade à hidroxizina. - Ligadas ao efeito anticolinérgico: risco de glaucoma e de retenção urinária.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Geralmente transitórias: sedação, excitação, constipação. O efeito anticolinérgico pode acarretar secura na boca,bretenção urinária e confusão mental no idoso.

Posologia

Peso Dose anti-histamínica 6 a 8 Kg 1,5 a 2,0 ml de Hixizine xarope/tomada 8 a 10 Kg 2,0 a 2,5 ml de Hixizine xarope/tomada 10 a 12 Kg 2,5 a 3,0 ml de Hixizine xarope/tomada 12 a 24 Kg 3,0 a 6,0 ml de Hixizine xarope/tomada 25 a 40 Kg 6,0 a 12,5 ml de Hixizine xarope/tomada Peso Dose sedativa 6 a 8 Kg 1,8 a 2,4 ml de Hixizine xarope/tomada 8 a 10 Kg 2,4 a 3,0 ml de Hixizine xarope/tomada 10 a 12 Kg 3,0 a 3,6 ml de Hixizine xarope/tomada 12 a 24 Kg 3,6 a 7,2 ml de Hixizine xarope/tomada 25 a 40 Kg 7,5 a 15 ml de Hixizine xarope/tomada Quando a sedação não for desejada, as doses anti-histamínicas de Hixizine xarope devem ser inferiores às doses sedativas. Pode-se administrar de 2 a 4 doses /dia de acordo com a resposta clínica do paciente ADULTOS: Dose anti-histamínica: 1 a 4 comprimidos/tomada Dose sedativa: 2 a 4 comprimidos/tomada Dose Máxima: 400 a 600mg/dia Pode-se administrar de 2 a 4 doses /dia, de acordo com a resposta clínica do paciente
Quando a sedação não for desejada, as doses anti-histamínicas de Hixizine comprimidos devem ser inferiores às doses sedativas
A adequação posológica é facilitada com o comprimido sulcado, que permite obter uma dosagem de 12,5mg Pacientes com problemas gástricos devem tomar os comprimidos junto com a alimentação

A hidroxizina é um agente anti-histamínico do grupo das piperazinas. Ela compete com a histamina, bloqueando os receptores H1 das células dos tecidos, responsáveis pela vasodilatação, aumentando a permeabilidade capilar e prurido na pele. A hidroxizina não possui efeito depressor cortical, mas inibe a atividade de certas regiões subcorticais. Ela exerce uma ação sedante sobre a tensão emocional e ansiedade e favorece, assim, o controle da emotividade e de certas regiões neurovegetativas.

Hidroxizina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estrutura química de Hidroxizina
Hidroxizina3d.png
Hidroxizina
Nome IUPAC (sistemática)
2-[2-[4-[(4-chlorophenyl)-phenylmethyl]piperazin-1-yl]ethoxy]ethanol
Identificadores
CAS 68-88-2
ATC N05BB01
PubChem 3658
DrugBank DB00557
Informação química
Fórmula molecular C21H27N2ClO2 
Massa molar 374.9
SMILES OCCOCCN1CCN(CC1)C(C1=CC=CC=C1)C1=CC=C(Cl)C=C1
Dados físicos
Ponto de fusão 190 °C
Farmacocinética
Biodisponibilidade  ?
Metabolismo Renal
Meia-vida 6 a 8 Horas
Excreção Urina e Fezes
Considerações terapêuticas
Administração Oral, IM
DL50  ?
Anti-histamínico Derivado da piperazina, inibidor dos receptores H1 da histamina. Seus nomes comerciais são Hixizine®, Prurizin® e Marax®.

Indicações

A Hidroxizina é indicada no tratamento de de dermatite atópica, urticária e Dermografismo.

Outras utilizações

  1. Tosse Alérgica
  2. Manifestações alergicas diversas

Efeitos Colaterais

Geralmente são:
Sonolência Tontura
Excitação Obstipação

Interacções

  • Potencializa os depressores do SNC
  • Pontecializa os efeitos atropínicos
  • Pode diminuir o efeito emético da apomorfina

Contra-indicações

Farmacocinética

É rapidamente absorvida pelo trato gastro intestinal e completamente metabolizada. O Início da ação terapeutica começa após 15 a 30 minutos após a absorção.

Ver também

Anti-histamínico
Loratadina
Clorfeniramina
Carbinoxamina
Difenidramina

 Nota boaspraticasfarmaceuticas:
As informações são meramente explicativas com a finalidade de  educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Hixizine devem ser tomadas por profissionais especializados, considerando as características de cada paciente.

Nenhum comentário: