1.19.2013

Osteoporose chega aos homens

Pesquisa de carioca mostra que 40% das fraturas foram no sexo masculino e relata bons resultados com tratamento alternativo

Rio -  A osteoporose é comum em mulheres acima dos 50 anos. Mas, de acordo com levantamento feito pelo endocrinologista e pesquisador do Centro de Pesquisa e Análises Clínicas (CCBR), Luis Augusto Russo, os homens precisam ficar atentos. Segundo a pesquisa, publicada no New England Journal of Medicine, cerca de 40% das fraturas causadas pela doença são nos pacientes do sexo masculino.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
O mal é causado pela perda de massa óssea em algumas regiões do corpo, especialmente na coluna vertebral e no fêmur. Russo alerta que, a partir dos 65 anos, é essencial que os homens façam o exame de densitometria óssea, capaz de identificar precocemente o risco de desenvolvimento da osteoporose.
A pesquisa de Russo também trouxe uma boa novidade para os homens. Depois de avaliar durante dois anos 1.199 pessoas do sexo masculino com idade entre 50 e 85 anos, com osteoporose, o especialista observou que o tratamento com bisfosfonato venoso (ácido zoledrônico), aumentou a massa óssea e preveniu fraturas.“Houve redução de 67% do risco de fraturas na coluna. Além disso, observamos 7% de aumento na densidade mineral óssea, com poucos efeitos colaterais”, comemora Russo. Apesar dos resultados, o Ministério da Saúde disse que conhece a pesquisa, mas ainda não a usou no SUS.
O CCBR está fazendo exames gratuitos até o fim de fevereiro. O centro também vai escolher 270 mulheres para testar um novo tratamento que promete estimular a formação óssea. Para mais informações, o telefone é 2527-7979.

Nenhum comentário: