1.13.2013

Ácido Úrico



O ácido úrico é um ácido proveniente da degradação de alguns elementos do organismo. A acumulação de cristais de ácido úrico nos tecidos, provoca crises de gota.
O ácido úrico é depositado no nosso organismo por duas razões fundamentais, que são:
Primeira razão - quando o ácido úrico é produzido em excesso, por causa de uma má alimentação.
Segunda razão - quando não bebe água suficiente para eliminar as toxinas do ácido úrico através da urina e acontece o seu depósito nas articulações, chegando mesmo a formar tofos, com a continuação.

Quais os sintomas de ácido úrico


Os principais sintomas de ácido úrico são dores nas articulações, com dificuldade nos movimentos, vermelhidão, inchaço e sensação de temperatura local.
Nos homens existe normalmente o inchaço do dedo grande do pé, levando mesmo à dificuldade em calçar o sapato ou caminhar. Quando a crise de ácido úrico se instala, pode mesmo incomodar o simples lençol sobre a zona afetada. Outras articulações podem também ser afetadas, como os tornozelos, cotovelos, joelhos ou outras.
O tratamento para esta patologia baseia-se em tratamento diário para evitar as crises e existe também um tratamento para quando a crise está instalada.
De qualquer forma há que salientar que para doentes com tendência a sofrer de ácido úrico, a dieta e restrição de certos alimentos é a forma mais eficaz de controlar a doença.


O ácido úrico no sangue é na maioria das vezes um problema hereditário, embora uma grande causa seja a alimentação deficiente e o consumo exagerado de carnes vermelhas. Fazer uma alimentação correta, evitando álcool,enchidos, miudezas de animais, (coração, rins, fígado e língua), leguminosas secas, caldos de carne, marisco e derivados. Os sintomas são variados, sendo mais comum as dores articulares, essencialmente no dedo grande do pé, mas outras articulações podem também ser afetadas, provocando dores intensas. Podem também aparecer dores nos joelhos, ombros, ou qualquer outra articulação.

Aliviar os sintomas de ácido úrico



O ácido úrico no sangue, é uma doença que se desenvolve nos dois sexos, sendo mais comum no homem. Os cristais de ácido úrico vão-se acumulando nas articulações e podem desencadear a gota. Esta situação faz com que as articulações fiquem dolorosas, impedindo muitas vezes a pessoa de andar. Começa por inchaço e vermelhidão, normalmente no dedo grande do pé, mas pode também incidir noutra articulação. Para aliviar os sintomas de ácido úrico, deve essencialmente ter cuidado com a alimentação abolindo as carnes, sobretudo as vermelhas e mariscos. Deve também evitar o álcool e bolos e deve beber muita água.

Porque aparece o ácido úrico



O ácido úrico elevado pode estar relacionado com problema
]hereditário, mas em alguns casos tem mais a ver com o tipo
de alimentação praticada. O excesso de carnes vermelhas,
 miudezas de animais, vinhos e refrigerantes, massas folhadas,
entre outros são responsáveis pelo elevado índice de ácido úrico,
 levando por vezes à concentração de cristais nas articulações e
 dores intensas.
Diz a sabedoria popular que esta doença é doença de ricos porque
se come mais do que se deve e o organismo não elimina
o que fica em excesso.

Fonte: SemStress


O que é:

O ácido úrico é uma substância formada naturalmente pelo organismo, mas, quando se encontra elevado pode gerar sintomas como inflamação e dor nas articulações, especialmente dos membros inferiores.
O ácido úrico elevado no sangue pode gerar uma doença chamada gota e em alguns casos pode gerar ainda o cálculo renal e para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, pobre em purinas e o tratamento deve ser feito com a toma de medicamentos.

Sintomas do ácido úrico elevado

Os sintomas do ácido úrico elevado são o surgimento de cristais de cálcio dentro das articulações provocando dor e inflamação local.
Geralmente as articulações mais afetadas pelo acúmulo de ácido úrico são as mãos, pés, tornozelos e joelhos. O aumento da concentração de ácido úrico no sangue pode gerar ainda a formação de pedras nos rins.
O ácido úrico elevado pode ser diagnosticado através de um simples exame de sangue.

Dieta para ácido úrico elevado

A dieta para ácido úrico elevado consiste em evitar o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, frutos do mar e miúdos. Deve-se beber bastante água e preferir alimentos naturais ao invés dos industrializados e evitar as bebidas alcoólicas.

Tratamento para ácido úrico elevado

O tratamento para ácido úrico elevado é seguir a dieta acima citada e a toma de medicamentos receitados pelo médico. A toma de chás ou mesmo do remédio caseiro para ácido úrico podem ajudar no tratamento, mas não isentam a necessidade da toma dos medicamentos prescritos pelo médico.

Causas do ácido úrico elevado

Algumas das possíveis causas do ácido úrico elevado são:
  • obesidade;
  • diabetes;
  • alimentação;
  • ingestão de álcool;
  • psoríase;
  • sarcoidose e
  • hipertensão arterial.
Valores reduzidos de ácido úrico podem indicar doença de wilson; câncer; ou o uso de fármacos antigotosos como o alopurinol ou a probenecida.

Remédio para ácido úrico elevado

Um dos remédios mais receitados no Brasil para o tratamento do ácido úrico elevado é o Alopurinol. Embora alguns indivíduos necessitem ainda da toma do Probenecida e da Sulfinpirazona, que vão ajudar a eliminar o excesso de ácido úrico pela urina.
Durante a crise utilizam-se anti-inflamatórios não hormonais como indometacina e ibuprofeno.

Exame de ácido úrico

O exame para analisar o ácido úrico pode ser feito no sangue e na urina e  valores normais devem ser os descritos a seguir:

Valores de referência de ácido úrico para o sangue:

  • Mulheres: 2,4 - 6,0 mg/dL
  • Homens: 3,4 - 7,0 mg/dL

Valores de referência de ácido úrico para a urina:

  • 0,24 - 0,75 g/dia.
Valores elevados podem indicar condições patológicas instaladas como: gota; insuficiência renal; anorexia; leucemias; doença infecciosa aguda; eclampsia grave;  choque; cetose diabética; intoxicação por chumbo; acidose metabólica; stress, alcoolismo; exercício vigoroso; policitemia; psoríase.
Mais sobre este assunto

Nenhum comentário: