1.16.2013

Obama anuncia plano para endurecer controle de armas


Entre principais medidas está a checagem dos antecedentes criminais de quem quiser comprar arma



"Se você quiser comprar uma arma, você precisa provar que pode comprar uma arma. Não há razões para que não possamos fazer isso (a checagem antecedentes)", afirmou o presidente, ao anunciar a primeira medida do plano, sendo aplaudido. O líder americano disse que cerca de 900 americanos morreram vítimas de armas de fogo em pouco mais de um mês - desde o massacre em uma escola primária na cidade de Newtown, em 14 de dezembro do ano passado, onde foram assassinadas 26 pessoas, a maioria crianças.

Presidente anunciou nesta quarta-feira um programa de 23 pontos
Presidente anunciou nesta quarta-feira um programa de 23 pontos
"Nosso primeiro dever como sociedade é manter as crianças a salvo. Quando é para proteger os mais vulneráveis entre nós, precisamos agir imediatamente", disse, justificando a rapidez na elaboração do plano. Pouco antes, Biden, o responsável por liderar a iniciativa, havia dito que ouviu 229 grupos e associações e membros dos partidos Democrata e Republicano em pouco mais de 30 dias. "Eu nunca vi a consciência de um país tão abalada. Por isso o presidente me pediu para pensar no que poderia ser feito. Nós precisamos agir agora".
O vice-presidente citou um sobrevivente do massacre de Virginia Tech presente na coletiva de imprensa. "Ele me disse: não estou aqui por causa do que aconteceu comigo, e sim porque o que aconteceu comigo continua ocorrendo", disse Biden, citando o jovem. Obama, por sua vez, citou cartas que recebeu de crianças que pediam mais segurança. Uma delas disse que sabia que ele precisaria do Congresso, mas implorava para que "ele tentasse com todas as forças (fazer passar as medidas)".
O plano também prevê a restrição ao acesso aos carregadores de alta capacidade e a eliminação de balas perfuradoras. "(São armas) desenvolvidas para atirar o máximo de balas possíveis no menor tempo possível, para causar o máximo de danos. Armas desenvolvidas para a guerra não tem lugar em uma sala de cinema", disse, lembrando do massacre de Aurora, quando um atirador matou 12 em uma sessão de cinema. Além disso, Obama pedirá aos Estados que compartilhem em nível federal suas bases de dados sobre antecedentes criminais.
Por outro lado, o plano reforçará a segurança nas escolas e colégios, oferecerá fundos para a contratação de cerca de mil conselheiros pedagógicos e psicológicos e a atualização de planos de emergência. Por último, as ordens executivas de Obama incluem aumentar os recursos orçamentários para facilitar o acesso à saúde mental de estudantes e jovens, através da formação de cinco mil profissionais médicos específicos. "Essa é a terra da liberdade, e sempre será. Mas junto com essa liberdade há obrigações. Nós não vivemos em isolamento, somos responsáveis uns pelos outros", disse, sustentando a iniciativa no valor que os americanos mais se orgulham.

Nenhum comentário: