1.16.2013

Saúde dos adolescentes


Falamos muito sobre questões relacionadas à saúde de adultos, idosos e crianças, mas, em geral, deixamos de lado os adolescentes. Talvez por ser uma fase específica e passageira na qual, aparentemente, há uma explosão de saúde. Mas não é bem assim. Duas cartilhas do Ministério da Saúde que podem ser baixadas gratuitamente do site trazem boas informações e orientações para meninos e meninas adolescentes. Essa fase que vais dos dez aos 19 anos de idade, conta aqui no Brasil com mais de 34 milhões de pessoas, segundo o censo do IBGE de 2010. No entanto, muitas vezes, é relegada e não recebe atenção necessária. Justamente quando ocorrem as maiores mudanças no corpo humano de uma só vez. É uma hora de dúvidas e descobertas que exigiriam maiores cuidados.
O material oferece dicas de saúde, alimentação, comportamento e aborda temas como sexualidade, gravidez e outros que tanto atormentam os adolescentes. A prevenção de diferentes doenças também está presente e com uma característica positiva, que é a de apresentar uma linguagem fácil, além de diagramação amigável, com tabelas que permitem o acompanhamento da evolução de processos como o das vacinações periódicas ou dos ciclos menstruais, no caso da dedicada às meninas. É importante destacar que há a preocupação em fazer do adolescente leitor o responsável por sua própria saúde, mesmo que com apoios de pais, responsáveis, escola ou profissionais de saúde.
Questionários que ajudam a mapear hábitos e experiências também estão lá, com perguntas sobre gostos e preferências, alergias, tipo sanguíneo, doenças crônicas, medicamentos de uso regular, acidentes, violências, internações etc.
É um material esclarecedor para os adolescentes, no qual informa seus direitos de, por exemplo, ser atendido na rede de saúde, como nos postos de saúde, nos ambulatórios, nas equipes de saúde da família e nos hospitais que fazem parte do SUS – Sistema Único de Saúde. E sobre como pode se dar esse atendimento: “Nas consultas, você tem direito de ser atendida sozinha, caso você queira, independentemente da presença de seus pais ou responsáveis. E tem mais: as informações dadas durante suas consultas serão mantidas em sigilo e só poderão ser reveladas se você concordar ou sempre que houver danos a sua saúde ou a terceiros.”
No grupo das dicas de saúde algumas muito específicas para essa faixa de idade. Como, por exemplo, tomar banho diariamente; cuidar bem dos pés, das unhas e dos cabelos; não emprestar ou tomar emprestado escova de dentes, roupas íntimas ou de banho;  dormir pelo menos oito horas por dia; evitar o cigarro, bebidas alcoólicas e outras drogas; movimentar-se e não ficar muitas horas em frente à TV ou computador; praticar atividades físicas, evitar nadar sozinha e em lugares perigosos; se proteger do sol nos horários mais quentes.
No campo da alimentação também há aquelas direcionadas, como a que recomenda tentar comer menos salgadinhos de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches industrializados, alimentos de preparo instantâneo, doces, sorvetes e frituras.
Nos cuidados com o corpo há ainda o destaque para a boca, e as recomendações, entre outras, para escovar bem os dentes todos os dias, após cada refeição e uma última vez antes de dormir; não esquecer de passar o fio dental e de limpar a língua e, dessa forma, evitar o mau hálito; procurar comer menos doces, principalmente entre as refeições e, se comer, lembrar de escovar os dentes logo em seguida além de visitar regularmente o dentista .
Importante, ainda, colocar as vacinas em dia conhecer aquelas disponíveis para os adolescentes (acima de 10 anos), como a da hepatite B.
Uma boa contribuição à medicina preventiva e que merece ser divulgada.

Nenhum comentário: