1.14.2013

Filtro solar todo dia, pele saudável para sempre


Não é só na praia que protetor deve ser usado. Até para trabalhar é preciso se prevenir da radiação


POR Daniele Maia
Rio -  Sabe qual é o melhor aliado de quem quer ter uma pele bonita, jovem e saudável por mais tempo? O filtro solar. Mas não se engane. Não estamos falando do uso apenas nos dias em que você vai à praia. Segundo especialistas, para nos protegermos dos efeitos nocivos da radiação solar, devemos incorporar o hábito diário de usá-lo.
“Os raios ultravioleta (UVA e UVB) são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também pelos casos de câncer de pele. Por isso, da mesma forma que tomamos banho e escovamos os dentes, usar filtro solar diariamente é também uma questão de saúde”, defende o médico Dolival Lobão, chefe do departamento de Dermatologia Oncológica do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Foto: O Dia
Arte: O Dia
Devido ao aumento da camada de ozônio na atmosfera, os raios ultravioleta estão cada vez mais nocivos. Além disso, como a radiação solar age de forma cumulativa no nosso organismo, é importante que esse hábito seja desenvolvido desde cedo. Crianças, jovens, adultos e idosos podem e devem se proteger.
A única restrição é para bebês de até 6 meses de idade: “Criança nessa idade não pode usar filtro solar. Aliás, elas não têm nem idade de se expor ao sol. Devem apenas pegar aquele banho de sol nos horários bem cedinho, entre oito e nove da manhã”, alerta a dermatologista Paola Queiroz Vaz.
E se você tem uma profissão em que trabalha exposto ao sol, aí então, redobre a atenção, diz Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle ao Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Há 15, 20 anos, as pessoas tinham menos informação e quase não usavam filtro solar nem para ir à praia. Esse quadro mudou, o que já é bom. Mas as pessoas ainda precisam perceber que é importantíssimo se proteger diariamente, principalmente se você tem histórico de câncer na família, se tem a pele muito clara e se trabalha exposto ao sol, como os pescadores, ambulantes e os salva-vidas”.
Para Camilla Alves, de 31 anos, essa conscientização chegou cedo. Há quatro anos ela só sai de casa após aplicar filtro solar no rosto, no pescoço e nas mãos: “De manhã, tenho todo um ritual. Tomo banho, lavo o rosto e aplico meu filtro. No trabalho, logo na volta do almoço, reaplico, principalmente se for um daqueles dias de sol forte”, diz comentando ainda que sua “pele está ótima, com mais vigor e sem manchas”.
Para o oncologista Paulo Mora, do Centro Oncológico de Niterói, a atitude de Camila deve servir de exemplo às pessoas. Ela, inclusive, faz o correto: além do rosto, não se descuida das mãos e do pescoço, partes também muito expostas, mas esquecidas de cuidado.
Profissões de mais risco
As profissões com mais risco de sofrer com a radiação solar são aquelas em que os trabalhadores se expõem muito: pescador, piloto de avião, ambulante, guarda-vidas, motorista, produtor rural e pedreiro.
As partes do corpo mais atingidas pelo sol costumam ser o rosto, as mãos e o pescoço, seguidas de braços e pernas. O couro cabeludo também sofre. Neste caso, o ideal é usar chapéu ou boné para se proteger.
Orientações
Para criar o hábito de se proteger, tenha filtro solar na bolsa, no trabalho ou no carro. Aplique generosamente o filtro. O ideal é o equivalente a uma colher de sopa para cada pequena região do corpo.
Na hora de comprar o filtro, atenção ao rótulo. Ele deve indicar que bloqueia os raios UVB (provocam vermelhidão, ardor, queimadura e câncer de pele) e também UVA (envelhecimento precoce e câncer).
Reaplique a cada duas horas ou sempre que suar muito ou mergulhar, se estiver na praia.
Aplique em todo o corpo, inclusive nas áreas que ficam cobertas pela roupa (ou biquíni). Não se esqueça daquelas áreas que em geral você só se lembra quando já estão ardendo: mãos, pés, orelhas, pescoço.
Você pode usar o protetor antes de se maquiar. Em vez de passar hidratante para preparar a pele, use o protetor.
Como as nuvens não conseguem barrar a radiação solar, use o filtro mesmo em dias nublados, orientam os dermatologistas.

Nenhum comentário: