1.14.2013

Olhos castanhos garantem aparência 'mais confiável'

Psicologia

Avaliação sobre a confiabilidade de alguém não leva em conta apenas cor dos olhos, mas também formato do rosto

olhos castanhos
Os voluntários analisaram 80 fotografias de pessoas diferentes. No geral, as que tinham olhos castanhos pareceram ser mais confiáveis (Thinkstock)
Os seres humanos são guiados por fatores pouco racionais na hora de avaliar se os outros são dignos de confiança. É o que mostra uma nova pesquisa publicada nesta quarta-feira na revista PLOS ONE. Segundo os pesquisadores, as pessoas com olhos castanhos costumam parecer mais confiáveis do que as de olhos azuis. Na verdade, os olhos castanhos não são tão importantes nessa avaliação, mas sim o formato do rosto que costuma vir junto com essa característica.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Trustworthy-Looking Face Meets Brown Eyes

Onde foi divulgada: revista PLOS ONE

Quem fez: Karel Kleisner e Lenka Priplatova

Instituição: Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca

Dados de amostragem: 105 voluntários que avaliaram a confiabilidade de 80 pessoas

Resultado: As pessoas de olhos castanhos foram vistas como mais confiáveis. Em um segundo teste, que trocou a cor dos olhos de todos os rostos avaliados com um softwarre, os voluntários deixaram de levar essa característica em conta na hora da avaliação. Segundo os cientistas, isso aconteceu porque o importante na avaliação não era a cor dos olhos, mas o formato de rosto associado a ela.
A pesquisa foi conduzida por cientistas de Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca, que buscavam entender que tipos de fatores poderiam levar alguém a parecer mais confiável. Eles selecionaram 40 alunos homens e 40 mulheres, e tiraram fotografias de todos. Em um segundo momento, juntaram 105 voluntários e pediram para que eles avaliassem as pessoas nas fotos de acordo com o grau de confiança que transmitiam. A maioria dos participantes avaliou as faces com olhos castanhos como mais confiáveis do que as com olhos azuis, tanto entre os rostos masculinos quanto femininos.
Análises sobre o formato das faces mostraram, no entanto, que havia uma grande correlação entre a cor dos olhos e o formato do rosto. Os homens de olhos castanhos, por exemplo, costumavam ter faces com bocas e narizes maiores, queixos mais largos e sobrancelhas mais proeminentes e posicionadas mais próximas umas às outras.
Para descobrir se a percepção de confiabilidade era mais influenciada pelo formato do rosto ou pela cor dos olhos, os pesquisadores tiveram de realizar um segundo teste. Usando softwares de edição de imagens, eles trocaram a cor de todos os olhos e repetiram a experiência anterior com outros 106 voluntários. Dessa vez, os olhos masculinos deixaram de ter qualquer importância na avaliação, e o formato do rosto se tornou a principal característica. Entre as faces femininas o resultado foi parecido, mas com menor intensidade e os pesquisadores não consideraram o resultado estatisticamente significante.
Ao analisar o resultado, os cientistas concluíram que não é exatamente a cor castanha dos olhos que influencia a avaliação sobre a confiabilidade de determinada pessoa, mas sim as características faciais que costumam estar associadas a eles.
Leia também:

Nenhum comentário: