Psicologia
Avaliação sobre a confiabilidade de alguém não leva em conta apenas cor dos olhos, mas também formato do rosto
Os voluntários analisaram 80 fotografias de pessoas
diferentes. No geral, as que tinham olhos castanhos pareceram ser mais
confiáveis
(Thinkstock)
CONHEÇA A PESQUISAA pesquisa foi conduzida por cientistas de Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca, que buscavam entender que tipos de fatores poderiam levar alguém a parecer mais confiável. Eles selecionaram 40 alunos homens e 40 mulheres, e tiraram fotografias de todos. Em um segundo momento, juntaram 105 voluntários e pediram para que eles avaliassem as pessoas nas fotos de acordo com o grau de confiança que transmitiam. A maioria dos participantes avaliou as faces com olhos castanhos como mais confiáveis do que as com olhos azuis, tanto entre os rostos masculinos quanto femininos.
Título original: Trustworthy-Looking Face Meets Brown Eyes
Onde foi divulgada: revista PLOS ONE
Quem fez: Karel Kleisner e Lenka Priplatova
Instituição: Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca
Dados de amostragem: 105 voluntários que avaliaram a confiabilidade de 80 pessoas
Resultado: As pessoas de olhos castanhos foram vistas como mais confiáveis. Em um segundo teste, que trocou a cor dos olhos de todos os rostos avaliados com um softwarre, os voluntários deixaram de levar essa característica em conta na hora da avaliação. Segundo os cientistas, isso aconteceu porque o importante na avaliação não era a cor dos olhos, mas o formato de rosto associado a ela.
Análises sobre o formato das faces mostraram, no entanto, que havia uma grande correlação entre a cor dos olhos e o formato do rosto. Os homens de olhos castanhos, por exemplo, costumavam ter faces com bocas e narizes maiores, queixos mais largos e sobrancelhas mais proeminentes e posicionadas mais próximas umas às outras.
Para descobrir se a percepção de confiabilidade era mais influenciada pelo formato do rosto ou pela cor dos olhos, os pesquisadores tiveram de realizar um segundo teste. Usando softwares de edição de imagens, eles trocaram a cor de todos os olhos e repetiram a experiência anterior com outros 106 voluntários. Dessa vez, os olhos masculinos deixaram de ter qualquer importância na avaliação, e o formato do rosto se tornou a principal característica. Entre as faces femininas o resultado foi parecido, mas com menor intensidade e os pesquisadores não consideraram o resultado estatisticamente significante.
Ao analisar o resultado, os cientistas concluíram que não é exatamente a cor castanha dos olhos que influencia a avaliação sobre a confiabilidade de determinada pessoa, mas sim as características faciais que costumam estar associadas a eles.
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário