Descubra algumas maneiras simples de acabar com o consumo da gordura trans.
As gorduras trans (GT) - um tipo específico de gordura formado pelo processo de hidrogenação natural ou industrial – são gorduras que estão presentes em alimentos, como carne e leite, além de alguns produtos industrializados.
Mas, infelizmente, não é possível eliminar 100% deste vilão do nosso dia a dia. O que podemos e conseguimos fazer, com certo esforço, é diminuir o seu consumo. Veja como:
1. Evite alimentos fritos
Em vez de fritar, uma opção é usar a frigideira para “saltear” o alimento - método que pode ser considerado uma fritura com pouca gordura. Não se esqueça de usar óleos líquidos, como azeite ou óleo de canola e em quantidade adequada para manter as calorias sob controle.
2. Faça as suas sobremesas
Experimente fazer um bolo da forma tradicional, incorporando gorduras saudáveis e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima em vez de glacê. Use leite desnatado e óleos vegetais ao invés de manteiga. Outra dica é o iogurte natural desnatado ao invés de chantilly.
3. Escolha cuidadosamente os congelados
Você não tem que evitar o corredor de comida congelada do supermercado. Só precisa fazer escolhas nutritivas. Por isso, leia os rótulos e escolha os alimentos mais próximos à sua forma natural e evite os que tenham gordura saturada, trans e colesterol.
4. Evite os doces recheados
Quando se trata de recheios pastosos – com ingredientes de origem animal (como leite, ovos) –, a melhor maneira de reduzir as gorduras é evitar esses alimentos. Boas opções são doces com grãos integrais, muffins de farelo de trigo ou frutas e iogurtes.
5. Reduza a quantidade de margarina
Durante anos, as pessoas acreditaram que a margarina era melhor do que a manteiga, que é rica em colesterol. Descobriram, então, gordura trans nas margarinas. Mas hoje o problema foi corrigido e você pode mantê-la em sua dieta – ou usar um creme vegetal. Fique atento apenas à quantidade a ser consumida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário