3.21.2014

Austrália diz que possíveis destroços de avião desaparecido podem ter afundado

Buscas receberão apoio de aviões chineses e japoneses durante este fim de semana

Reuters
Austrália - O vice-primeiro-ministro da Austrália, Warren Truss, disse nesta sexta-feira que os objetos vistos em imagens de satélite que levaram a uma caçada internacional em uma área remota no sul do oceano Índico em busca do avião desaparecido da Malaysia Airlines podem ter afundado.
As imagens foram feitas no dia 16 de março. "Algo que estava flutuando no mar há tanto tempo pode não estar mais flutuando", disse ele a repórteres em Perth. "Podem ter ido para o fundo."
Truss disse que as buscas continuam em mares traiçoeiros em uma área a 2.500 quilômetros a sudoeste de Perth, e que as aeronaves da Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos receberão o apoio de aviões chineses e japoneses durante este fim de semana.
Austrália, Nova Zelândia e EUA receberão o apoio de aviões chineses e japoneses nas buscas por avião
Foto:  Efe
Imagens de satélite detectaram dois objetos possivelmente relacionados com a busca pelo avião da Malaysia Airlines desaparecido desde 8 de março com 239 pessoas a bordo. A Austrália enviou aeronaves ao local onde os objetos foram detectados. As imagens de satélite foram analisadas e identificadas por especialistas.Os objetos foram localizados a cerca de 2,5 mil quilômetros ao sudoeste da cidade australiana de Perth, detalhou em entrevista coletiva John Young, gerente geral da Divisão de Respostas de Emergência da Autoridade Australiana de Segurança Marítima. O representante da AMSA, que lidera as buscas no Oceano Índico com ajuda dos Estados Unidos e da Nova Zelândia, explicou que o objeto de maior tamanho é "de cerca de 24 metros".
Com todos os recursos possíveis utilizados nas buscas, Young afirmou que a prioridade é localizar os destroços, confirmar que se são do voo MH370, recuperá-los e trazê-los ao continente. "Continuaremos até que o encontremos ou saibamos que é impossível achá-lo", acrescentou o funcionário australiano.
Até o momento, sabe-se que o avião mudou de rota e chegou até o Estreito de Malaca, mas, a partir desse ponto, são duas as hipóteses que direcionam as buscas em dois vetores: o norte e o sul. Pelo menos 26 nações participam dessa nova fase de buscas após a confirmação que o voo MH370, que fazia a rota Kuala Lumpur-Pequim, desligou suas comunicações e mudou de rumo de forma deliberada.
Austrália divulga imagem de satélite de objeto que pode ser de avião malaio desaparecido
Foto:  Reuters

Nenhum comentário: