6.25.2014

Como o cigarro pode prejudicar os períodos pré e pós operatório

O cigarro pode prejudicar os períodos que antecedem e sucedem as cirurgias plásticas, ou seja, é destacada a importância de parar de fumar por certo período de tempo quando deseja-se fazer uma intervenção cirúrgica.




Como o cigarro pode prejudicar os períodos pré e pós operatório

Ressaltamos como os tóxicos ali presentes afetam a cicatrização e coagulação do sangue

Alcatrão, monóxido de carbono, nicotina, formol, solventes e amônia. Essas são apenas algumas das cerca de 4700 substâncias tóxicas presentes no cigarro. Esses conteúdos somados aos demais presentes no cigarro causam, dentre vários problemas de saúde, a diminuição na capacidade de oxigenação sanguínea, causando obstruções vasculares e alterando a resistência que o sangue oferece ao seu próprio movimento – e isso pode causar um grande problema quando se trata de cicatrização, por exemplo. 
Para pessoas que desejam fazer uma cirurgia plástica, é preciso parar de fumar por pelo menos sete dias antes do procedimento e três dias após a realização. “Mas o ideal mesmo é parar de fumar com meses ou semanas de antecedência. A nicotina interfere diretamente na cicatrização da pele – e, se a pele demora para cicatrizar, os microrganismos podem penetrar na cirurgia e produzir uma indesejada infecção”.
O especialista comenta que tanto fumar o cigarro quanto somente a inalação da sua fumaça prejudicam na cicatrização, porque ambas as ações fazem mal as células formadoras de colágeno, os fibroblastos, que são essenciais para a cicatrização. “Além disso o cigarro facilita com que haja a necrose da extremidade da pele descolada durante a cirurgia ou ainda trombose e embolias. Isso acontece porque a vasoconstrição apresentada pelo fumante diminui o fluxo de sangue, afetando o aporte de oxigênio aos tecidos, podendo ocasionar a necrose do tecido”.
 Como se não bastasse, o cigarro também aumenta as chances de uma cicatriz hipertrófica e com quelóides. “Portanto, sempre lembro que: para quem é fumante, o ideal é programar a cirurgia com antecedência e suspender o fumo pelo menos um mês antes, pois além de aumentar as possibilidades da cicatrização ser bem sucedida, há também a chance de o resultado ser mais satisfatório, tanto para o paciente quando para o médico”.
Para aqueles que desejam largar o vício, o médico indica algumas soluções práticas que podem ser seguidas no dia-a-dia. “Sempre digo para o fumante retardar a hora do primeiro cigarro. Assim, ele passa a consumir menos cigarros por dia. Outras dicas são mudar os hábitos – como, por exemplo, evitar locais que tenham muitos fumantes e escovar os dentes logo após a refeição. Essas pequenas atitudes ajudam a ficar longe do cigarro por mais tempo. Fazer atividades físicas e evitar o consumo de álcool também são pontos positivos.
Alderson Luiz Pacheco







2 comentários:

RECEITAS DA RENATTA disse...

Concordo....eu fumava muito pouco qdo minha mãe faleceu aumentei o consumo....bem foi qdo eu precisei de ultima hora fazer a retirada da visicula...a primeira coisa que me orientaram...que eu sentiria mais dor....parei na hora...e a recuperação foi tranquila...otimo texto...parabens...
um forte abraço meu amigo...

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Outro para vc minha querida amiga.