11.07.2014

Irã obriga os gays a trocar de sexo

Clérigos acreditam que eles estão ‘presos a corpos errados’, o que deve ser ‘corrigido’ com cirurgias. Muitos fogem do país

O Dia
Rio - No Irã, onde a homossexualidade pode ser punida com a pena de morte, muitos gays têm sido forçados a se submeter a cirurgias de mudança de sexo. Outros tantos fogem do país. A situação dramática foi revelada em reportagem da BBC persa. Para clérigos locais, os gays são pessoas que estão “presas num corpo do sexo errado”, o que precisa ser “corrigido”.
Donya, feliz como lésbica, fugiu do Irã para o Canadá com o filho
Foto:  Reprodução
Shabnam (nome fictício), psicóloga em clínica estatal do país persa, contou que médicos são orientados a dizer a gays que eles estão doentes e precisam de tratamento. Os ‘pacientes’ são encaminhados a clérigos, “para que sua fé seja fortalecida”. A preocupação de especialistas é a de que pessoas que não são transexuais — e sim homossexuais — estão sendo obrigadas a mudar de identidade, o que deixa graves sequelas psicológicas.
Marie, 37 anos, deixou o Irã há cinco meses. Ela nasceu e cresceu como menino, mas na juventude descobriu-se gay e foi declarada por um médico como sendo “98% mulher”. Acabou acreditando que precisava se operar. Após a cirurgia, porém, sentiu-se “fisicamente danificada”. “Antes da cirurgia, as pessoas me viam e diziam: ‘Ele é tão feminino’. Agora, ouço: ‘Ela se parece com um homem, ela é viril’. A cirurgia não ajudou a reduzir os problemas. Pelo contrário. Estou cansada da vida”.
Nascida menina no Irã, Donya, hoje com 33 anos, mantinha o cabelo raspado e usava bonés em vez de lenços. Policiais pediam sua identidade e, se notavam que era mulher, diziam para fazer operação.
“Eu estava sob tanta pressão que queria mudar meu sexo rápido”. Por sete anos, submeteu-se a tratamento hormonal que lhe engrossou a voz e lhe fez crescer pelos. Mas ao conversar com amigos que tinham se mudado para a Europa, mudou de ideia. “Eu aceitei que era lésbica e queria isso”. Ela fugiu e recebeu asilo do Canadá com seu filho, fruto de breve casamento.
Soheil, iraniano de 21 anos, foi outro que sofreu pressão. “Meus parentes me disseram que ou eu mudava de sexo ou iam me matar”. Ele chegou a ser mantido preso em casa. Na véspera da cirurgia, fugiu com ajuda de amigos, que lhe deram passagem aérea para a Turquia

Nenhum comentário: