11.05.2014

A menopausa e as doenças cardíacas

universo-jatoba-menopausa

por Dr. Thomas Moscovitz
 
A menopausa proporciona muitas novas sensações às mulheres. É importante sempre estar informada sobre as alterações deste período, para ultrapassá-lo com bem estar e qualidade de vida.
Um alerta importante deve ser feito pelos profissionais da saúde em relação aos altos índices de doenças do coração que acontecem nesta fase da vida. Os números alarmantes mostram que as doenças cardíacas aparecem até duas ou três vezes mais em mulheres na menopausa do que as não menopausadas, da mesma idade.
Falando em idade, chegar a menopausa antes dos 45 anos pode ter este risco aumentado.
Acontece que o estrogênio, produzido pela mulher durante o seu período fértil, eleva os níveis do colesterol bom (HDL-c) e diminui o do colesterol ruim (LDL-c). Chegada a menopausa, o organismo perde este efeito de proteção do estrogênio.
Por este motivo, era possível acreditar que a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) tivesse um efeito benéfico sobre as doenças cardiovasculares, no entanto, hoje, grande parte dos médicos acredita que a TRH não deva ser administrada para prevenir este tipo de doença.
As formas mais corretas de prevenir as doenças do coração durante esta época é manter a saúde – com exames cardiológicos atualizados – e o peso em dia.
O ganho de peso é bastante comum durante a menopausa o que pode causar alguns fatores de risco como má distribuição de gordura corporal, obesidade abdominal, níveis reduzidos de colesterol bom e elevação na pressão arterial.
Você deve se perguntar: Por que as mulheres engordam na menopausa?
Porque o corpo sofre com as mudanças hormonais. Assim que a menopausa chega ele começa a perder massa muscular dando lugar a gordura. Outra questão é a falta de motivação e de autoestima que assolam muitas mulheres nesta fase.
Além disso, a menopausa também interfere na coagulação do sangue e na competência de deixar os vasos sanguíneos mais relaxados.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o infarto do miocárdio já é uma das principais causas de morte em mulheres.
O sintoma principal é a dor no peito, que pode vir associada a outros sintomas como fadiga, náusea, dores na boca do estômago ou nas costas.
Procure o seu médico e tire as suas dúvidas.
Faça da menopausa um período leve e alegre para você e para as pessoas que te rodeiam.

Nenhum comentário: