1.25.2015

A PETROBRAS É NOSSA E A AMAZÔNIA TAMBÉM




    Lembro-me bem. Encontrava-me no curso secundário quando eclodiu, em todo o Brasil, a campanha denominada  "o petróleo é nosso".
    Como todo bom brasileiro, empolguei-me pela luta em defesa dos interesses do nosso país que queria sair do jugo das nações produtoras de petróleo, sendo o mesmo  totalmente dependente da importação dessa importante matéria prima, indispensável no mundo moderno.
    Por outro lado, sentia uma dor profunda no coração quando se dizia que não havia petróleo na Amazônia. Só podia ser castigo de Deus, pois os países vizinhos como o Peru, a Venezuela, a Colômbia, etc., o possuíam.
    Exultei de alegria quando anunciaram que o "ouro negro" fora encontrado no município amazonense de Nova Olinda do Norte. Mas, quase morri de tristeza, quando o poço foi fechado.
    O que estava acontecendo? A quem interessava desacreditar a Petrobras? Depois de muita raiva contra os estrangeiros, pois a culpa de não se produzir petróleo no Brasil era atribuída aos gringos, recebi uma explicação lógica de um engenheiro que me convenceu plenamente. Ele declarou que havia petróleo na Amazônia Brasileira, e bastante, mas que não era conveniente extraí-lo no momento, porque o produto importado era muito mais barato. Economicamente seria inviável a produção de petróleo em plena selva amazônica.
    Os tempos mudaram. O petróleo encareceu e a sua produção em larga escala no país se tornou aconselhável, inclusive por motivos estratégicos.
    Assim sendo, o petróleo passou a ser extraído em vários pontos do país e também no território amazonense, em Urucu, para alegria do povo brasileiro e de toda Amazonia que se preze.
    Isto provou a capacidade dos nossos técnicos. Somos, de fato,  um povo inteligente e de valor. A invenção do motor a álcool, em substituição ao motor a gasolina, foi  genuinamente nacional.
    Às vezes, somos por demais xenófobos. Culpamos sempre os outros por nossos erros ou fracassos. É verdade que as nações ricas tentam nos explorar cada vez mais, porém sempre foi assim. Cabe-nos reagir e não aceitar o que nos impõem porque, senão, a culpa não será do grupo dos países ricos, mas de nós brasileiros.
    A Petrobras é nossa e a Amazônia também.
    Mas, senhores, o perigo continua. Pensaram, não faz muito tempo,  em privatizar a Petrobras. Verdadeiro absurdo! Como se acabar com uma empresa pública que é um claro atestado da capacidade técnica do nosso povo? Se erros existem na condução da Petrobras que sejam eliminados, mas nunca se pensar em destruir uma empresa que é um verdadeiro orgulho nacional.
    Quanto à Amazônia, é preciso que fiquemos em estado de alerta, porque ela não é patrimônio da humanidade,  mas patrimônio do povo brasileiro, conquistado por nossos antepassados, em momentos memoráveis da história de nossa Pátria.
Vamos acabar com a corrupção, mas não com a nossa Petrobras.

www.espacoamazonico.com.br/artigos/a_petrobras_e_nossa.htm

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.