12.17.2011

Aprovação da maneira como a presidenta está governando o país chega a 72%

CNI/Ibope: 56% consideram governo da presidenta Dilma bom ou ótimo


Na pesquisa de setembro, 51% achavam o governo Dilma bom ou ótimo
Foto: Evaristo Sá / AFP
Na pesquisa de setembro, 51% achavam o governo Dilma bom ou ótimo 
BRASÍLIA - Prestes a completar um ano, o governo da presidente Dilma Rousseff é considerado bom ou ótimo por 56% da população brasileira, aponta pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Houve um crescimento em relação à última pesquisa Ibope encomendada pela CNI, de setembro, quando 51% avaliaram o governo como bom ou ótimo. O índice da presidenta Dilma é o melhor se comparado às avaliações do primeiro ano dos governos de FHC e Lula.
Outros 32% avaliam o governo como regular e 9% como ruim ou péssimo, enquanto 3% não responderam. Na pesquisa de setembro, 34% o classificaram como regular e 11% disseram que é ruim ou péssimo. Outros 4% não responderam na ocasião.
Os escândalos que levaram seis ministros a deixarem o governo não pesaram contra a avaliação da presidenta. A aprovação da maneira como Dilma está governando o Brasil alcançou 72%. O índice era de 71% em setembro. Outros 21% desaprovam (mesmo percentual de setembro) e 7% não responderam (eram 8% na última pesquisa).
- Você tem uma população bastante satisfeita com a economia, com o emprego e a renda, e isso se reflete na aprovação do governo - explicou o gerente executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.
- Melhorou a avaliação do governo. Mas em termos da aprovação e confiança na presidenta não houve alteração - acrescentou.
Em todas as regiões do país, mais da metade da população considerou o governo Dilma bom ou ótimo. O Sul, que foi a região com maior avaliação positiva do governo em setembro, permanece na dianteira, acompanhada pelo Nordeste, que voltou ao topo. Em ambas as regiões, 61% disseram que o governo é bom ou ótimo. No Norte/Centro-Oeste, o percentual foi de 55% e no Sudeste de 53%.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre 2 e 5 de dezembro em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa revela também que 68% confiam na presidente, enquanto 26% não confiam e 6% não responderam. Os percentuais são exatamente os mesmos de setembro.
No geral,  a presidenta Dilma apresentou um desempenho melhor na avaliação do governo, na aprovação pessoal e na confiança quando comparada ao fim do primeiro ano de mandato dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Apenas no quesito confiança, ela aparece empatada com Lula, enquanto neste quesito em comparação com FHC a presidenta supera facilmente. Em dezembro de 2003 (primeiro ano do primeiro mandato de Lula), 69% afirmaram que o governo era bom ou ótimo.
A população aprova o governo em  três áreas fundamentais - combate à fome e à pobreza (56% contra 39% que desaprovam), combate ao desemprego (50% a 45%) e meio ambiente (48% a 44%). Ainda assim, a diferença em meio ambiente está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O setores que  a presidenta precisa melhorar:  saúde (67%), seguida de impostos (66%), segurança (60%), taxa de juros (56%), combate à inflação (52%) e educação (51%). Em relação a setembro, não houve alteração quanto às áreas aprovadas e desaprovadas.
Quando perguntados sobre as expectativas com o restante do governo Dilma, 59% disseram esperar um governo ótimo ou bom. Outros 24% acreditam que ele será regular e 10% disseram que ele será ruim ou péssimo. Não responderam 6%.
Na comparação com o governo Lula, a maioria - 57% - considera que Dilma faz uma gestão igual. Para 28%, Lula foi melhor, enquanto 12% tem uma opinião contrária e preferem o governo da presidente Dilma Rousseff.
Corrupção é o tema mais lembrado
No total, 28% das pessoas citaram alguma denúncia de corrupção. A soma dos tópicos relacionados ao tema dá uma percentual maior porque uma mesma pessoa pode citar vários casos diferentes.
- Já é a terceira pesquisa em que aparece a corrupção, denúncia contra algum ministro, em primeiro lugar - disse Renato da Fonseca, que, no entanto, fez uma ressalva:
- Mesmo com alguma demora em alguns casos, como no caso do Lupi, você percebe que a presidenta conseguiu se distanciar dessas denúncias. Elas ficaram restritas aos respectivos ministros.
Ele comparou Dilma e Lula:
- (Dilma se distanciou das denúncias) assim como o presidente Lula conseguiu se descolar da questão do mensalão. A minha percepção é que houve um descolamento. As pessoas estão culpando mais os ministros que a presidenta.
O Ibope mostrou também que 21 % consideraram o noticiário favorável ao governo, 35% nem favorável nem desfavorável, 19% desfavorável, e 25% não responderam.
O eleitor com renda familiar de até um salário mínimo e com residência no interior é o que mais aprova o governo Dilma. Por grau de instrução, a avaliação das pessoas com ensino superior é inferior a de outros grupos. Por sexo, 56% dos homens consideram o governo como ótimo ou bom, percentual que vai a 58% no caso das mulheres.
Na solenidade em que foi divulgado o balanço do programa Brasil Sem Miséria, no Palácio do Planalto, Dilma não quis comentar o resultado da pesquisa.
- De pesquisa nós já conversamos 500 vezes. Pesquisa é pesquisa - afirmou ela.
A presidenta estava bem-humorada. Após a longa solenidade, ela ainda gravou uma mensagem de Natal e Ano Novo para rádio e TV, desejando que o país tenha um ano extramente próspero em 2012.

Nenhum comentário: