12.15.2011

SAIBA COMO AMENIZAR O RESSECAMENTO DA PELE


Saiba como amenizar o ressecamento da pele
Boa alimentação e o consumo de óleo de oliva podem ajudar, e muito, a deixar a pele o menos ressecada possível. Saiba mais!

:
Quem quer ter uma pele seca? Ninguém. Mas, nem sempre é possível evitar o quadro. Isso porque, a pele seca pode ser um problema genético. Segundo o cosmetólogo Maurício Pupo, se os pais têm pele seca, o filho tem 50% de chances de ter também. “Esse quadro pode ser agravado com a combinação de água quente, sabonete e bucha. Todos esses elementos removem a hidratação natural da pele e não apenas a hidratação superficial, mas também as ceramidas, isto é, as gorduras boas da pele”, alerta.
Pupo explica que a lubrificação natural é estimulada pelas glândulas sebáceas que, junto com o suor, produzem uma camada protetora. Essa, por sua vez, quando removida, deixa a pele desidratada e seca. Além do mais, pode haver outras consequências desagradáveis como coceira, vermelhidão, descamação e o envelhecimento precoce, que deixam a pele com uma aparência opaca e sem vida.
“Se não podemos evitar a ação da genética, é possível amenizar o ressecamento com outras atitudes. O sabonete, um dos principais vilões da beleza da pele, deve ser utilizado somente nas regiões onde ele realmente é necessário. Eles contêm agentes detergentes e desengordurantes e por isso, além de remover a sujeira, também retiram as preciosas ceramidas, que servem como agentes de barreira e de hidratação profunda para a pele. Por esta razão, a higienização deve ser feita com sabonetes neutros, conforme cada tipo de pele e, preferencialmente, líquidos. Devemos lembrar também que os banhos devem ser sempre rápidos e com água morna”, ensina.

Cremes e alimentação saudável
Os cuidados também devem ser estendidos ao pós-banho, quando a pele mais precisa de hidratação. Após se enxugar, deve-se caprichar na aplicação de um bom creme que seja rico em manteigas e óleos vegetais, principalmente a manteiga de karitè, que contém os ômegas-3 e 6. Todos esses cuidados devem ser associados a uma boa alimentação.
 “A cada dia que passa, a alimentação está mais rica em gorduras ruins e pobres. As gorduras boas que precisamos são o ômega-6, que vem do óleo da oliva, responsáveis pela fabricação de novas ceramidas na pele, e o ômega-3, extraído do salmão e do caviar, cuja função principal é atuar como protetores biológicos da nossa própria camada natural de hidratação. Portanto, devemos consumir em abundância e diariamente alimentos com esses nutrientes, além das verduras e frutas, que sempre proporcionam benefícios”, diz.
O cosmetólogo indica o aumento do consumo do óleo de oliva extra-virgem colocado sobre os alimentos, já que ele ajuda a repor o Ômega-6, e do salmão, que é rico em Ômega-3, que hidrata a pele de dentro para fora.

Seguindo o especialista, além da proteção solar é essencial tomar certos cuidados que podem passar despercebidos. Com relação ao ar condicionado, é preciso saber que ele torna a pele mais seca devido ao próprio processo de climatização do ar, pois, para resfriá-lo, o aparelho remove toda a umidade. Uma alternativa é instalar um umidificador em conjunto.

Nenhum comentário: