12.14.2011

Como combinar óculos e maquiagem


Um surto de miopia e astigmatismo parece ter tomado conta das ruas de Nova York dado o número de pessoas com armações de acetato sobre seus narizes. Chegando mais perto, descobre-se que muitas delas estão sem lentes. É o estilo Geek que sai dos editoriais de revistas e invade as ruas com força total.
Segundo Caroline Makimoto, da Chilli Beans, as armações grossas de acetato continuam na moda. A novidade fica por conta dos "modelos com aros de metais mais leves, mas ainda grandes".

France Presse/The Grosby Group
Demi Moore (à esq.) e Hilary Duff já apareceram usando óculos de armações grossas
Demi Moore (à esq.) e Hilary Duff já apareceram usando óculos de armações grossas
E se as lentes crescem, o olho aparece mais. Por isso, é bom caprichar no make -- enquadrado pelas armações.
"As pessoas não maquiavam os olhos, pois achavam que eles não apareciam atrás das lentes, mas fica mais legal", diz Virgínia Gregório, maquiadora do salão Studio W.
"Os óculos chamam toda a atenção para o olho da pessoa, além de ter algumas lentes que aumentam os olhos", completa. Na hora de maquiar os olhos, os opostos se atraem: se a armação for pesada, maquiagem mais natural, e vice-versa. Virgínia ensina mais alguns truques na hora de combinar a armação com o make.
COR + COR
Os adeptos das coloridas podem brincar com a oposição dos tons. "Se a armação for vermelha, um risco de lápis verde na raiz dos cílios inferiores dá um contrate legal". Por ser descontraído, o uso de cores opostas é recomendado para o dia.
Se a maquiagem colorida - tendência forte no verão - não agradar, Virgínia recomenda sombras peroladas. Rímel e um leve esfumaçado marrom nos cantos externos dos olhos completam o look.
Para uma balada à noite, capriche no olhão preto ou marrom, esfumado, com muito lápis ao redor dos olhos e rímel.
Nas armações pretas e mais pesadas, o truque é deixar o olho mais leve. A sombra bronze possibilita um ar iluminado e natural, sem brigar com os óculos.
AVIADOR
Tendência no mundo da moda, os óculos estilo aviador se contentam com várias camadas de rímel. "Essa armação com muito rímel e um batom rosinha fica linda", diz.

Divulgação
Modelo aviador da Chilli Beans com aros de metal
Modelo aviador da Chilli Beans com aros de metal
"Tenho até clientes mais velhas que usam esse tipo de óculos, é uma febre", conta a maquiadora. Caroline, da Chilli Beans, afirma que esse modelo é sucesso absoluto nos pontos de venda da marca.
BLUSH
De volta à maquiagem, a preparação da pele e o blush também fazem a diferença na hora de compor o visual com óculos.
Uma base leve, no tom exato da sua pele (sempre teste no rosto quando for comprar), corretivo nas olheiras e pontos avermelhados e um pouco de pó na testa, osso do nariz e pescoço deixa a pele perfeita o dia todo. Segundo a maquiadora deve-se sempre usar o pincel específico na hora de passar a base e aplicar de maneira bem leve.
Outro aliado, o blush ajuda a levantar a expressão de quem está de óculos. Mas para esse dar esse efeito é preciso passar do jeitinho certo:
1) Encoste, de leve, o pincel no produto
2) Comece a passar no osso da maçã do rosto, em movimentos circulares e de cima para baixo
3) Tenha os olhos como referência, deve-se ir do final para o meio dos olhos, em diagonal, sempre na maçã do rosto
Segundo Virgínia, o blush na bochecha, mais perto do nariz, acaba deixando a expressão cansada para quem usa óculos.
Sempre comece a passar o produto na parte alta da maça do rosto, pois "a primeira pincelada é a que vem mais produto e por isso é onde a cor fica mais intensa".
Na boca, os tons de rosa dão mais alegria ao visual e o laranja é o tom do verão. Mas, nos dois casos, a ideia é colorir de leve os lábios, por isso é bom tirar o excesso com um pedaço de papel higiênico.
ALGUNS CUIDADOS
Muitos usam óculos como um mero acessórios, mas a grande maioria ainda precisa deles para enxergar melhor. Por isso é preciso ter alguns cuidados, como não exagerar na máscara se você tem cílios longos, pois eles sujarão as lentes.
Os míopes devem tomar cuidado com as armações muito grande, pois quanto maior o aro, mais largas serão as bordas das lentes, diz Caroline. Quem tem o grau muito alto é melhor evitar as armações grandes, se não gostar da aparência de lentes grossas.


Heloísa Negrão
Folha de São Paulo

Nenhum comentário: