12.15.2011

Manual para peles secas e oleosas


Nenhuma mulher quer sair por aí com a pele áspera e sem vida ou com o rosto parecendo que foi emplastado em óleo, não é mesmo? Se você não teve a sorte de nascer com o tipo de pele normal, nós separamos algumas dicas bem legais para deixar a sua pele mais saudável e viçosa durante todo o verão.

Para quem tem pele seca, além das causas genéticas, os fatores agressores externos como tempo seco, exposição excessiva ao sol, vento, lavagem demasiada da pele ou banho quente também podem agravar os problemas e, em casos extremos, causar vermelhidão, coceira e até descamação da pele.

De acordo com Irene Dantas, dermatologista, “a principal dica para amenizar a pele seca é abusar do hidratante com extratos de vitaminas E, A e C. Evite banhos longos e uso de água quente também ajudam. Aposte no uso de sabonetes menos abrasivos e com hidratantes na fórmula. No rosto, use um sabonete específico para área”, explica a médica.

Ainda segundo Irene, “o bloqueador solar deve susado diariamente, independente do dia ensolarado, ou não. Aposte naqueles hidratantes especiais para o rosto, ou então a base com protetor solar que age de forma homogênea ao usar a maquiagem..

Não é indicado maquiar as pele secas, pois isso auxilia para o fechamento dos poros, mas não é sempre que podemos evitar as maquiagens. Se você faz parte do time das mulheres que não conseguem ou não podem passar o dia com o rosto lavado, a maquiadora e visagista  dá a dica: “peles secas e maquiagens em pó não combinam. O ideal é optar por produtos cremosos, assim não a pele não resseca e, consequentemente, não há escamação”, ensina.

Agora, para quem acha que as mulheres com pele oleosa são mais sortudas, a oleosidade excessiva da pele pode ser um incomodo muito grande na vida das mulheres. Afinal, ninguém gosta de andar pelas ruas com o rosto brilhante e com aparência úmida, parecendo que está constantemente suando. Nesse caso, um dos fatores também está relacionado a herança genética, mas o estresse, os maus hábitos alimentares, o exposição ao sol e as alterações hormonais podem colaborar para o aumento na produção de sebo.

Se você sofre por causa de um dos dois problemas apresentados, não há motivos para o desespero, Jussara Diz dá as dicas de como manter a pele mais saudável. Siga esses quatro passos diariamente e mantenha seu rosto bonito por muito mais tempo.
 Higienizar a pele - “Na hora de levar o rosto, opte por um sabonete facial neutro próprio para o rosto e para remover a oleosidade da pele. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Muitas pessoas acham que lavar o rosto diversas vezes por dia faz com que a oleosidade diminua, mas na verdade, quanto mais se lava o rosto, maior é a produção de sebo, que deixa o rosto ainda mais oleoso”, explica Jussara Diz, esteticista do Espaço Lavanda
Higienizar a pele - “Na hora de levar o rosto, opte por um sabonete facial neutro próprio para o rosto e para remover a oleosidade da pele. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Muitas pessoas acham que lavar o rosto diversas vezes por dia faz com que a oleosidade diminua, mas na verdade, quanto mais se lava o rosto, maior é a produção de sebo, que deixa o rosto ainda mais oleoso”, 
 Hidratar a pele - “Mulheres com pele oleosa devem evitar ao máximo passar cremes hidratantes no rosto, mas isso não significa ter que deixar de se hidratar. É importante dar preferência a produtos à base de gel não oleosos e livres de óleo. Este tipo de produto irá repor a nutrição da pele, além de evitar a perda de água e colaborar para a não obstrução dos poros”, alerta Jussara
Hidratar a pele - “Mulheres com pele oleosa devem evitar ao máximo passar cremes hidratantes no rosto, mas isso não significa ter que deixar de se hidratar. É importante dar preferência a produtos à base de gel não oleosos e livres de óleo. Este tipo de produto irá repor a nutrição da pele, além de evitar a perda de água e colaborar para a não obstrução dos poros”
 

Tonificar a pele - “Fazer uma limpeza no rosto com uma loção tônica é fundamental para regular os poros dilatados e equilibrar o PH da pele, que quando em excesso, deixa a pele brilhosa. O ideal é escolher uma loção com baixa quantidade de álcool para inibir a oleosidade da pele”, revela Jussara Diz, esteticista do Espaço Lavanda
Tonificar a pele - “Fazer uma limpeza no rosto com uma loção tônica é fundamental para regular os poros dilatados e equilibrar o PH da pele, que quando em excesso, deixa a pele brilhosa. O ideal é escolher uma loção com baixa quantidade de álcool para inibir a oleosidade da pele”,
 Filtro solar - “Para proteger a pele dos raios UVA/UVB o ideal é preferir protetores solares a base de gel. É fundamental usar o produto todos os dias, mesmo em dias nublados, para evitar o envelhecimento precoce da pele”, finaliza Jussara.
Filtro solar - “Para proteger a pele dos raios UVA/UVB o ideal é preferir protetores solares a base de gel. É fundamental usar o produto todos os dias, mesmo em dias nublados, para evitar o envelhecimento precoce da pele”.
Fonte: Bolsa de Mulher 

 Saiba ainda: 

Tratamento estético renova a pele em apenas uma sessão

O Titan é um procedimento para tratamento de flacidez corporal que funciona a partir da aplicação de raios infravermelhos e proporciona resultados .... Foto: Dreamstime/Terra O Titan é um procedimento para tratamento de flacidez corporal que funciona a partir da aplicação de raios infravermelhos e proporciona resultados imediatos de rejuvenescimento
Foto: Dreamstime/Terra

O mercado de beleza e a maioria das mulheres sempre estão à procura de novas fórmulas para rejuvenescer a pele. O desejo de todos é descobrir um tratamento que aja de forma rápida e, de preferência, dispense a necessidade de cirurgia plástica, aplicações de botox ou métodos de preenchimento facial.

A novidade é que há um procedimento que faz verdadeiros milagres em apenas uma sessão, sendo ideal para quem quer renovar a pele com rapidez para brilhar neste fim de ano. Trata-se do Titan, baseado na reposição do colágeno.

Conhecido como Oscar Plastic (Plástica do Oscar), o tratamento já conquistou adeptas como as atrizes americanas Sandra Bullock e Annette Bening. Ambas não escondem que usam o Titan antes de irem a festas, por causa dos resultados instantâneos que ele promove na pele. "O Titan é um procedimento para tratamento de flacidez corporal, que funciona a partir da aplicação de raios infravermelhos e proporciona efeitos diferentes dos tratamentos com lasers convencionais", afirma a fisioterapeuta Aline Capuano, especialista em lasers.

Os tratamentos com laser costumam deixar a pele vermelha, não podem ser realizados em qualquer tipo de pele e os resultados demoram a aparecer. "Com o Titan é diferente, pois a luz infravermelha emitida na pele esquenta a água existente nas partículas e rapidamente as fibras de colágeno são rompidas. Isso promove uma retração imediata da pele e o resultado é visto instantaneamente", afirma Aline. Imediatamente após a sessão, segundo a fisioterapeuta, é possível notar os efeitos: a pele parece naturalmente mais esticada e radiosa, sem expressão de cansaço.

Manutenção dos resultados O procedimento com o Titan pode ser realizado em qualquer tipo de pele e os resultados variam de acordo com a área em que o tratamento é aplicado. Se ele é realizado no pescoço, algumas rugas existentes na pele automaticamente desaparecem. Se a aplicação acontece nas bochechas, o rosto ganha contornos mais finos. "O efeito é imediato e dura de dois a três dias", explica a especialista.

Embora a aparência de rejuvenescimento e melhora do tônus muscular sejam rápidos, os resultados duradouros requerem mais tempo para aparecer. "O tratamento estimula a proliferação de novas fibras de colágeno. Após cerca de 30 dias, a pele começa a ficar cada vez mais firme", afirma Aline Capuano. Para a obtenção de um resultado mais eficiente, Aline recomenda a realização de três aplicações do Titan, com intervalo de um mês entre elas.

O procedimento dura aproximadamente 40 minutos para ser aplicado e o paciente sente apenas um leve desconforto por conta do calor emitido pelos raios infravermelhos. As sessões custam, em média, de R$ 1.000 a R$ 1.500.

Cross Content
Especial para o Terra


Rotina de limpeza e hidratação para diferentes tipos de pele

Base e corretivo ajudam e muito na hora a deixar a aparência da pele mais bonita. Mas uma rotina diária de limpeza e hidratação melhoram ainda mais o aspecto da pele e reduzem o "defeitinhos" que a base tem de cobrir.
Lista de cuidados para a pele são como dieta para emagrecer, cada um tem os seus hábitos ou a consciência de quanto pode gastar. Por isso, nem sempre vale a pena indicar somente os produtos.
No livro "Best in Beauty", o maquiador Riku Campos ensina como buscar os cosméticos certos para cada tipo de pele - seca, oleosa e mista. Ele também mostra o passo a passo dos cuidados com a cútis pela manhã e à noite.
Pele seca
MANHÃ
1) Limpe a pele com uma loção ou espuma suave que possam ser enxaguados com água
2) Esborrife um tônico com antioxidantes. É uma boa forma de "acordar" a pele e dá uma sensação refrescante
3) Passe um hidratante com filtro solar 30
4) Para os olhos, prefira os cremes mais densos, pois ele criará uma maior elasticidade na área dos olhos deixando a pele menos propícia à formação de rugas
NOITE
1) Limpe a pele como pela manhã. Faça isso duas vezes se estiver usando base
2) Borrife o tônico
3) Use um serum facial anti-idade e reparador. Dê preferência aos produtos com alto grau de antioxidantes
4) Passe um creme de textura densa. Os baseados em peptídeos aumentam a firmeza da pele e os que usam ácidos naturais aumentam a proliferação das células
5) Nas pálpebras e na área inferior aplique um gel para olhos para dar mais firmeza à pele. Se quiser, deixe o produto na geladeira para aumentar a sensação de refrescância.
Pele oleosa
MANHÃ
1) Limpe a pele com um sabonete calmante ou com um sabão em gel antisséptico que não resseque a pele. Evite lavar a pele mais de duas vezes ao dia, pois a lavagem excessiva aumenta a produção do óleo natural. Quanto mais seca a pele ficar após a lavagem, maior será a produção de óleo. Para aumentar a limpeza, faça movimentos circulares na pele com uma esponja natural - mas evite passá-la nas áreas com espinhas inflamadas
2) Com um pedaço de algodão, aplique um tônico para desinfetar a pele, dê preferência aos que possuem cânfora e ácido lático
3) Se a pele estiver com cravos e espinhas, aplique um gel secativo receitado pelo dermatologista como se fosse um creme diário na zona T. Após produto secar, passe o filtro solar. Se não houver infecções, use um hidratante oil-free que contenha filtro solar
4) Por último, use um gel para a área dos olhos
NOITE
1) Limpe a pele como descrito acima
2) Aplique o remédio receitado para as áreas com infecções
3) Use um gel que tenha substâncias calmantes em sua fórmula, como algas - que redefinem os poros - e extrato de frutas ácidas, que renovam as células
4) Aplique um produto em gel para a região dos olhos
Pele mista
MANHÃ
1) Com uma esponja lisa, limpe a pele com um sabonete em gel
2) Use um tônico em spray que aja na constrição dos poros
3) Hidrate a pele com um produto de textura leve, que tenha substâncias calmantes na fórmula
4) Nos olhos, use um creme com textura mais densa
NOITE
1) Lave como pela manhã
2) Tonifique como de manhã
3) Busque por um sérum oil-free e que tenha substâncias anti-idade e antisséptica
4) Aplique um creme para noite leve, com ingredientes que promovam a renovação celular
5) Aplique um creme para os olhos em gel
Heloisa Negrão

 

2 comentários:

Mundo de Ideias 13 disse...

Adorei!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

FELIZ NATAL E EXCELENTE ANO NOVO.