12.15.2011

ENVELHECIMENTO DAS MÃOS

Ter belas mãos não é para qualquer pessoa. É preciso saber cuidar e bem desta parte do corpo porque as mãos também envelhecem. Para facilitar a sua vida, uma especialista tira 8 dúvidas sobre o assunto. Saiba mais!

 

7 DICAS PARA TRATAR O ENVELHECIMENTO DAS MÃOS

7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos
A pele das mãos muitas vezes é negligenciada. Conheçam 7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos. Conheçam eles!

:
Envelhecer faz parte da vida e é preciso saber como conviver com as várias mudanças que aparecem no corpo com o decorrer do tempo. Mas, quando falamos sobre envelhecer pensamos prontamente nas rugas, nas manchas no rosto, na flacidez dos músculos e muitas vezes nos esquecemos de uma parte do corpo que entrega facilmente a idade: as mãos. Segundo a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), manchas, rugas e veias saltadas podem aparecer a qualquer momento nas mãos.
De acordo com Cristine, a pele do dorso das mãos é delicada e negligenciada. “Nós temos uma tendência de cuidar muito melhor da pele do rosto do que da pele das mãos, do colo e do pescoço. Mesmo celebridades conhecidas por desafiar o processo de envelhecimento não têm sido bem sucedidas quando o assunto é o envelhecimento das mãos”, explicou.

Ainda segundo a médica, a pele das mãos é muito mais fina do que a que recobre o resto do corpo e está exposta a ventos fortes, à radiação UV, à fumaça de cigarro, ao uso de detergentes e sabões, fatores que contribuem para a desidratação e o envelhecimento acelerado desta região. "O processo biológico feminino de envelhecimento também é um fator contributivo e o fim da produção de estrogênio, durante a menopausa, afeta a produção de colágeno, que dá às mãos uma aparência carnuda. Com o tempo, a quantidade de gordura sob a pele também diminui. Por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis”, disse.

A especialista dá algumas dicas sobre tratamento contra o envelhecimento rápido doas mãos. São elas:
- Filtro solar: Evitar a exposição ao sol forte e passar diariamente um filtro solar com FPS 30 ou mais. O uso de luvas, principalmente aquelas feitas com tecido FPS, ajuda muito também.

- Cremes hidratantes: é preciso usar hidratantes que contenham uréia, lactato de amônio, ácido hialurônico, vitamina C, ácido ascórbico ou silicone. O dermatologista pode recomendar também o uso de um creme com ácido retinóico à noite. O tratamento à base de cremes hidrata, melhora a textura da pele e retarda o envelhecimento das mãos, mas não remove as manchas já existentes;

- Laser para manchas: o tratamento com laser ou luz intensa pulsada é indicado para remover manchas senis e vasos. Ao jogar um calor específico no local, ele se transforma em uma energia que destrói total ou parcialmente as manchas e vasos;

- Peelings químicos: os peelings à base de ácido tricloroacético, retinóico e glicólico removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno. O ácido é colocado somente na mancha ou em toda a mão, provocando uma queimadura com crosta, que irá agredir e depois eliminar o pigmento. Este tratamento requer muitos cuidados após a realização, pois a pele fica muito sensível. Ele funciona melhor para pessoas de pele clara. Quem tem pele negra ou morena não deve se submeter a esse tratamento, sob risco de as manchas se agravarem;

- Nitrogênio líquido ou crioterapia: é um elemento químico em forma líquida aplicado na mancha. A aplicação é em forma de spray. O tratamento funciona provocando uma queimadura pelo frio, que tem interação com o pigmento. A queimadura irá provocar descamação e clareamento. O pigmento sai com a crosta e a pele fica lisa. A intensidade da queimadura é proporcional ao tempo de permanência do jato. A recuperação ocorre em cerca de 15 dias. A crioterapia oferece risco de hipopigmentação, principalmente em peles escuras;

- Ácido hialurônico injetável: o ácido hialurônico absorve muita água. Por conta dessa característica, surgiram formulações com ele que, quando injetadas na pele, incrementam a hidratação local e fazem o preenchimento cutâneo na área da mão. O efeito é pele rejuvenescida e mais firme. Para o tratamento dar certo é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano;

- Radiofreqüência: o aparelho com ondas de rádios que atingem as manchas provoca um tipo de queimadura que irá eliminar a mancha. A recuperação ocorre em cerca de 10 dias.

A gente se preocupa tanto com o rosto e com o pescoço, que acaba se esquecendo de uma parte do nosso corpo que demonstra a idade e envelhece rapidamente: a nossa mão! Porém, alguns cuidados básicos como usar protetor solar diariamente podem fazer toda a diferença para manter a pele de suas mãos sedosas e bem lisinhas.
Para ficar por dentro do assunto, veja uma entrevista com a Dra. Denise Steiner, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Doutora em Dermatologia pela UNICAMP e Professora Titular da disciplina “Dermatologia”, da Universidade de Mogi das Cruzes.
1 - A mão envelhece como qualquer outra parte do corpo?
Sim, a mão envelhece até mais porque está exposta o tempo todo às agressões ambientais. Outro fator que influencia no aspecto das mãos é a perda de gordura, o que gera flacidez, levando a uma aparência “descarnada” por conta dos sulcos que se formam. Além disso, as mãos tendem a apresentar manchas solares e as senis.
2 – Por que se fala tanto em proteção facial e pouco sobre as mãos?
Não existe um motivo específico. Mas, isso não justifica a falta de cuidados com as mãos, que devem ser diários.
3- Quais são os cuidados diários que devemos ter para evitar o envelhecimento delas?
Elas requerem cuidados constantes, por isso deve-se aplicar protetor solar durante o dia, usar hidratantes e produtos com antioxidantes e ácidos à noite.
4 - Pessoas que transpiram muito nas mãos devem ter cuidados redobrados? Por quê?
A transpiração deixa a mão molhada e constrange a pessoa em várias situações, mas os cuidados devem ser os mesmos.
5) Como tratar as manchas causadas pela exposição solar e as que se desenvolvem por conta do próprio envelhecimento?
As manchas podem ser tratadas com laser que emite uma luz que tem afinidade pelo pigmento e destrói o mesmo.
6 - No mercado já existem diversas opções de produtos específicos para as mãos. O que uma pessoa deve observar antes de comprar? Que tipo de ativo estes cosméticos devem conter?
O interessante é que tenham ativos hidratantes como ureia, ácido hialurônico, vitaminas antioxidantes, vitamina C, além de ceramidas, alfahidroxiacidos, como acido glicólico e clareadores, como hidroquinona e ácido kógico. É importante ressaltar que a pessoa deve ter indicação médica para o tratamento ideal.
7- Existe peeling para as mãos? Qual o melhor?
Existem vários peelings para as mãos, porém somente após a avaliação médica do perfil e condições clínicas do paciente é que será indicado o mais adequado para aquela necessidade. O peeling de ácido retinóico é interessante, assim como o de ácido tricloroacético ATA, que apresentam melhora significativa nas manchas e textura da pele.
8- Qual a melhor técnica para suavizar os sulcos nas mãos que aparecem com a idade?
Quando a mão está muito marcada pelos sulcos pode ser feito preenchimento, por meio de agulhas ou cânulas que são introduzidos na pele e liberam a substância que preenchem os espaços marcados. Há várias técnicas de preenchimento. O produto depois de aplicado deve ser bem espalhado e seu resultado pode durar cerca de um ano.

Nenhum comentário: