12.14.2011

COMO FAZER UMA CEIA DE NATAL SEM CAUSAR RISCOS À SAÚDE


Como fazer uma ceia de Natal sem causar riscos à saúde
O mau preparo de certos pratos pode causar problemas sérios. E não é isso que você quer para o seu Natal, não é mesmo? Como ajuda, especialista dá algumas dicas importantes sobre como ter uma ceia que não ofereça riscos à saúde.

:
A movimentação em torno do Natal é enorme e a preparação da ceia natalina é o ponto alto da festa. Deixar os convidados com água na boca é um dos maiores objetivos. Mas, você sabe o que deve fazer para manter os pratos em boas condições, sem oferecer risco aos familiares e amigos? A veterinária especializada em bacteriologia, Cynthia Rubião, dá algumas dicas fundamentais para que uma das celebrações mais esperadas do ano não vire um desastre com a ocorrência de, por exemplo, uma infecção.
De acordo com a especialista, ao comprar um produto, o consumidor deve levar em consideração o prazo de validade, a alteração da aparência do produto, lacres rompidos, embalagens amassadas, rasgadas, furadas, muito sujas, latas enferrujadas e estufadas.
Cyntia Rubião explica que há vários produtos que podem causar problemas na ceia. Alimentos que levem trigo, ovo, leite e frutas oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas e Castanha do Pará) devem receber um cuidado a mais. “Se você tiver um parente ou um convidado com algum tipo de alergia, é preciso preparar um prato sem os ingredientes que poderiam lhe causar alergia, em bancada totalmente limpa, com utensílios que não tiveram contato com estes ingredientes”, disse.
Há quem goste de deixar a ceia ou parte dela em exposição, mas nem todos os alimentos podem passar a noite sobre a mesa. Com exceção dos alimentos secos, bolos sem recheios e frutas oleaginosas e não descascadas, pratos como o arroz, o salpicão e a carne merecem uma atenção especial. “O arroz deve ser conservado nas temperaturas certas e, se refrigerado, aquecendo-o até a sua temperatura de cozimento antes de servi-lo”, explica a especialista.
A carne é outro item que deve ser preparado com muito cuidado, já que o mau preparo pode causar diversos riscos, desde uma simples diarreia até problemas de paralisia, septicemia (infecção generalizada) e até a morte, conforme foi noticiado sobre o jogador de futebol Sócrates.

Para evitar o descarte de certos pratos, há dicas simples que devem ser seguidas à risca. Entre elas estão: até levar o alimento para a mesa, mantenha as travessas protegidas com tampas e na temperatura adequada. Um prato frio, como o salpicão e a maionese, deve ser mantido na geladeira até o momento de servir, podendo voltar para a geladeira, se necessário. Agora é mãos à obra e uma ótima e saudável ceia.

Vinhos: saiba qual a melhor combinação para a ceia de Natal

Não deixe o Natal se transformar no fim da sua dieta

Ceia de Natal: aprenda a organizar a sua mesa

Nenhum comentário: